Skip to main content

Tipos de Perda Auditiva

A perda auditiva geralmente ocorre de forma gradual e, muitas vezes, é notada, primeiramente, por amigos e família. Um diagnóstico precoce – através de uma clara avaliação auditiva – e um tratamento imediato são importantes e potenciam resultados mais favoráveis.


A perda de audição pode ser dividida em três tipos:
 

  • Perda Auditiva de Condução – Resulta de uma interferência na transmissão do som do ouvido externo para o ouvido interno. As causas podem incluir infecções do ouvido médio (otite média): acumulação de fluído no ouvido médio; bloqueio do ouvido externo (cera); perfuração do tímpano devido a infecção ou ferimento. Em muitos  casos, este tipo de perda auditiva irá beneficiar da utilização de um aparelho auditivo, por vezes em conjunto com medicamentos e/ou cirurgia. No entanto, em alguns casos de perda auditiva de condução, medicamentos e/ou cirurgia são a única opção.
  • Perda Auditiva Neurosensorial - Desordem do ouvido interno. Este tipo de perda auditiva é irreversível. A maioria das perdas auditivas neurosensoriais é causada pela lesão das células ciliadas da cóclea. Uma vez danificadas, estas células não recuperam por elas próprias nem podem ser clinicamente tratadas. O avanço tremendo da tecnologia dos aparelhos auditivos permite à maioria dos pacientes reabilitarem-se significativamente.
  • Perda Auditiva Mista - Quando uma perda auditiva é causada por alterações no ouvido interno, assim como no ouvido externo ou no ouvido médio, é designada como perda auditiva mista. Ocorre, por exemplo, quando alguém tem uma alteração das células ciliadas da cóclea devido à idade (Neurosensorial) e, ao mesmo tempo, tem uma infecção do ouvido médio (Condução).
Guia da Audição GRÁTIS
Os seus dados:

Sliding banner form

Preencha o formulário e receba o Guia da Audição MiniSom GRÁTIS!

No Guia da MiniSom “Oiça tudo o que gosta” vai descobrir informações úteis sobre a audição.
Explore os variados temas e esclareça todas as dúvidas sobre:guia-audicao_sliding-banner.png

  • O sistema auditivo.
  • Os sinais da perda auditiva.
  • O processo de reabilitação auditiva.
  • Como escolher o aparelho auditivo mais indicado.

Comece já a viver em pleno uma melhor e mais perfeita audição.