Skip to main content
800 100 210

Como funciona o sistema auditivo?

O ouvido é composto por um conjunto de órgãos que nos permitem perceber os sons. Ele transmite as ondas sonoras ao cérebro, por forma a que este as converta posteriormente em informação, criando assim a nossa sensação de audição.

Mas, para perceber o que é a perda auditiva é necessário compreender primeiro o modo como funciona o sistema auditivo e como o som viaja através dos nossos ouvidos. Assim, o sistema auditivo é constituído por três áreas anatómicas diferentes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. 


como-funcionam_os-ouvidos.jpg

Estrutura do Ouvido

O ouvido externo
O som chega ao pavilhão auricular normalmente designado por orelha. O pavilhão auricular tem como função conduzir as ondas sonoras pelo canal auditivo externo até à membrana timpânica. Em conjunto, o pavilhão auricular e o canal auditivo externo, constituem o ouvido externo.

O ouvido médio 
O ouvido médio é constituído pela membrana timpânica e uma cadeia de ossículos ligados entre si. As ondas sonoras provenientes do ouvido externo atingem o tímpano fazendo-o vibrar. Este movimento vibratório propaga-se aos ossículos, sendo posteriormente transmitido ao ouvido interno. 

O ouvido interno
A cóclea – o órgão da nossa audição e do nosso equilíbrio – juntamente com o nervo auditivo formam o ouvido interno. O som transmite-se ao ouvido interno pelas vibrações dos ossículos do ouvido médio, os quais estão ligados à cóclea. Células microscópicas e sensíveis convertem essas vibrações num sinal electroquímico que é transportado pelo nervo auditivo para o cérebro, onde o som é finalmente ouvido e reconhecido.


Perda de Audição

Diz-se que existe hipoacusia ou redução da sensibilidade auditiva quando diminui a nossa capacidade de ouvir ou de percecionar certas frequências. Damos conta desta realidade quando algumas palavras nos começam a escapar, ouvimos zumbidos ou incomoda-nos o ruído e já não conseguimos seguir claramente uma conversa..

LER MAIS


Tipos de Perda Auditiva

A perda auditiva geralmente ocorre de forma gradual e, na sua fase inicial, é normalmente percebida pelos amigos, colegas de trabalho e pela família. Um diagnóstico precoce e um eventual tratamento imediato, que poderá incluir a utilização de aparelhos auditivos, são muito importantes na fase inicial do processo, pois potenciam resultados mais favoráveis..

LER MAIS


Causas de Perda Auditiva

Uns mais cedo outros mais tarde, o normal é que todos vamos ter algum grau de diminuição auditiva durante a nossa vida, pois esta é uma consequência natural do envelhecimento do nosso organismo. Quanto melhor conhecermos o estado da nossa saúde auditiva, dai a importância de realizar rastreios auditivos a partir dos 40 anos, mais cedo conseguiremos combater a evolução de uma eventual perda de audição.

LER MAIS


Necessita de saber mais sobre outros temas relacionados com o sistema auditivo?  

Saiba que os nossos audiologistas podem ajudar. Agende a sua consulta gratuita ou ligue para o número grátis 800 100 210.

MARCAR CONSULTA AGORA

Sliding banner form

Ao enviar os meus dados estou a consentir no tratamento dos meus dados pessoais de acordo com a Política de Privacidade