Skip to main content

Excesso de peso aumenta risco de perda auditiva em mulheres

21/05/2014
Artigos
Excesso de peso aumenta risco de perda auditiva em mulheres

O desenvolvido pelo Brigham And Women’s Hospital e publicado no The American Journal of Medicine, conclui que as mulheres com maior índice de massa corporal (IMC) e perímetro abdominal têm um maior risco de desenvolver perda auditiva do que as mulheres com IMC normal.

Baseando-se os dados de 68.421 mulheres, os investigadores concluíram que as mulheres com um IMC de 30-34 tinham um risco 17% superior de perda auditiva e que, se o IMC fosse de 40 ou superior, o risco de perda auditiva aumentava para os 25%, quando comparadas com mulheres com um IMC inferior a 25. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice de massa corporal normal encontra-se entre os 18,5 e os 25 e, com valores acima de 30 considera-se que o indivíduo se encontra obeso. Foi também verificado que mulheres com um perímetro abdominal superior a 88 cm têm 27% mais probabilidade de desenvolver perda auditiva que as mulheres com uma cintura menor a 71 cm e que um maior nível de atividade física nas mulheres diminuía o risco de perda auditiva.
 
“Segundo a OMS, cerca de 360 milhões de pessoas sofrem de perda auditiva incapacitante em todo o mundo, muitos ainda sem o correto diagnóstico e tratamento. Estes estudos, ao demonstrarem que a perda auditiva não se encontra apenas associada à idade, mas que existem fatores de risco aos quais devemos estar atentos e nos quais poderemos ter uma palavra a dizer, são muito importantes para a prevenção deste problema de saúde que, nas suas formas mais avançadas, se torna incapacitante a diversos níveis”, refere Pedro Paiva, audiologista da MiniSom.
 
Em Portugal, segundo dados de um estudo da Faculdade de Medicina de Lisboa, cerca de cinco milhões de pessoas têm excesso de peso e 14% dos adultos é já obeso. Este cenário torna-se particularmente alarmante, pois 31% das crianças e adolescentes portugueses encontram-se já com excesso de peso. 
 
Verifique a sua audição regularmente.

Guia da Audição GRÁTIS
Os seus dados:

Sliding banner form

(EM ATUALIZAÇÃO)

Preencha o formulário e receba o Guia da Audição MiniSom GRÁTIS!

No Guia da MiniSom “Oiça tudo o que gosta” vai descobrir informações úteis sobre a audição.
Explore os variados temas e esclareça todas as dúvidas sobre:guia-audicao_sliding-banner.png

  • O sistema auditivo.
  • Os sinais da perda auditiva.
  • O processo de reabilitação auditiva.
  • Como escolher o aparelho auditivo mais indicado.

Comece já a viver em pleno uma melhor e mais perfeita audição.