Chegámos ao Cacém! Visite-nos e faça o seu Rastreio Auditivo Gratuito. Agendar Rastreio Auditivo

Dores de Garganta e de Ouvido

Saiba por que razão a dor de garganta ou uma gripe podem influenciar os seus ouvidos.
Jan, 15, 2024

Dores de garganta e de ouvido: qual a relação entre as duas?

Por várias vezes as dores de garganta são automaticamente associadas a problemas respiratórios ou infeciosos. Contudo, frequentemente nos esquecemos das implicações que as dores de garganta podem ter nos ouvidos e, consequentemente, na audição.

Assim, torna-se crucial entender a anatomia e a ligação entre a garganta e o ouvido.

família a comemorar à mesa

Notou dificuldade em ouvir o que lhe dizem?

A melhor e mais segura forma de prevenir problemas na audição é realizar rastreios auditivos com alguma regularidade.

Por isso, temos audiologistas com todo o conhecimento e disposição necessários para o ajudar a reconquistar a sua qualidade de vida.

Marcar Consulta Gratuita

Como se manifesta a ligação entre a dor de garganta e de ouvido?

Relação entre a garganta e o ouvido

Os canais que ligam a garganta ao ouvido formam um sistema complexo. Isso explica porque é que a dor de garganta, a irritação na garganta, as gripes ou as amigdalites podem causar dores agudas nos ouvidos.

A sensibilidade do ouvido externo e médio é influenciado por diferentes ramificações de nervos, como é o caso do nervo glossofaríngeo e do nervo vago, responsáveis, respetivamente, pela sensação na faringe e laringe.

Em casos de inflamação ou tumores na garganta, pode ocorrer a otalgia reflexa, uma espécie de "curto-circuito" em que a origem da dor é na garganta, mas é igualmente percebida no ouvido.

Gripe e ouvido entupido

Embora não seja um sintoma comum em adultos, a gripe pode levar ao ouvido entupido devido à conexão entre as tubas de Eustáquio, que ligam o ouvido médio à região posterior da garganta.

A inflamação da garganta durante uma gripe pode resultar em processos inflamatórios no canal auditivo, causando inchaço, perda temporária de audição, "estalos" no ouvido e níveis de dor moderados ou intensos.

A otite média, uma infecção do ouvido interno, pode ser uma consequência da gripe, especialmente se o sistema imunitário estiver debilitado.

 

Amigdalite e os efeitos no ouvido

Os sintomas da inflamação nas amígdalas são mais comuns no inverno, período propício para o contágio por vírus e bactérias, uma vez que há variaçções de temperatura e aglomeração em ambientes fechados. Vírus e bactérias que causam amigdalites são, frequentemente, os mesmos responsáveis pelas otites.

A associação dessas condições é comum, sendo a otite média aguda diagnosticada com frequência em pessoas com infecções respiratórias superiores ou amigdalites.

Contrariamente ao que se pensa, a otite não se desenvolve apenas em condições externas, mas sim quando secreções provenientes de amigdalites, gripes ou constipações alcançam o ouvido médio através da trompa de Eustáquio.

mulher com aparelho auditivo no parque

Há quanto tempo não faz realiza um rastreio auditivo?

Agende a sua consulta gratuita no centro auditivo mais próximo. O melhor para a sua saúde auditiva.

Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.