Chegámos a Vale de Cambra! Faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Vida útil do Aparelho Auditivo

Sabe quanto tempo dura um aparelho auditivo e quando deve trocá-lo?

Os aparelhos auditivos não têm um prazo de validade especifico. Contudo, a perda progressiva de funcionalidades vai depender de diversos fatores como a qualidade do produto, a forma como é utilizado e os cuidados de limpeza e manutenção que teve.


Assim, é importante saber quando deve trocar de aparelho auditivo de forma a não prejudicar a sua audição!

Quanto dura um aparelho auditivo? Qual a sua vida útil?

Estas são perguntas frequentes para as quais, na realidade, não existe uma resposta certa, pois em grande medida o tempo de duração está diretamente relacionado aos cuidados e ao tratamento que os mesmos recebem por parte do seu utilizador.

Se deseja que os seus aparelhos auditivos funcionem sem interrupções, mantê-los protegidos da humidade é o mais importante. Eis mais algumas dicas que podem ajudar a prolongar a vida útil dos aparelhos auditivos:

  • Limpe-os diariamente.
  • Use um desumidificador apropriado.
  • Evite expo-los ao calor excessivo, à água, areias e poeiras.
  • Não falhe a manutenção e limpeza programada.
Os seus aparelhos auditivos ainda cumprem a sua função? Saiba a resposta

Quando e porque deve trocar de aparelhos auditivos?

Os aparelhos auditivos são equipamentos eletrónicos de alta tecnologia e como todos os equipamentos com a sua utilização diária vão sofrendo um desgaste natural. Além disso, a perda auditiva da pessoa tende a piorar, pelo que a determinada altura os aparelhos auditivos podem já não ser capazes de compensar a perda de audição. Esta é a altura de trocar de aparelhos auditivos.

Existem, contudo, sinais a que a pessoa pode estar atenta e que ajudam a perceber se está na altura de os trocar. Eis alguns desses sinais:

  • Nota que os aparelhos auditivos já não são capazes de satisfazer as necessidades auditivas como outrora.
  • Sente que os aparelhos auditivos têm um som mais fraco, mesmo com pilhas novas, que não lhe permita entender e perceber as conversas.
  • Os aparelhos auditivos avariam muitas vezes e são necessãrias reparaçoes e mais manutenções.
  • Teve uma mudança no seu estilo de vida, emprego ou nos níveis de atividade diária que requerem uma solução auditiva mais capaz.
Necessita da nossa ajuda? Descubra-nos perto de si!

Como prolongar a vida útil do aparelho auditivo?

Para prolongar a vida útil dos aparelhos auditivos é importante que realize a necessária limpeza e manutenção regulares dos aparelhos auditivos, pois a cera, a humidade e outros agentes externos têm uma influência negativa no desempenho dos equipamentos.

Para saber como fazer a manutenção aparelhos auditivos e cuidar melhor dos seus equipamentos recomendamos que visite esta área do nosso website – Manutenção e Cuidados com Aparelhos Auditivos.

Audiologista a fazer exame a uma mulher

Dúvidas sobre aparelhos auditivos?

Descobrir ou consciencializar-se que tem uma perda auditiva pode ser um grande desafio! A tristeza, a impotência e a vergonha de usar aparelhos auditivos podem impedir que a pessoa peça ajuda. Por outro lado, quem já usa aparelhos auditivos há algum tempo poderá não perceber que estes já não estão a desempenhar a sua função corretamente e têm de ser substituídos.

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.