Avaliação Auditiva na Minisom

Exames Auditivos gratuitos

A avaliação auditiva que realizamos na Minisom é composta por uma série de testes que avaliam a sua capacidade de captar a fala e os sons em diversos tipos de ambientes. É gratuita e pode ser realizada em todos os centros auditivos Minisom em Portugal. Durante cerca de 30 minutos, o nosso audiologista irá avaliar a sua audição e posteriormente mostrar e explicar-lhe os resultados obtidos. Aproveite a ocasião para esclarecer dúvidas e obter conselhos sobre como cuidar e proteger a sua audição. 

Quando fazer uma avaliação auditiva?

A audição começa a deteriorar-se a partir dos 30 anos e a perda auditiva pode acelerar se for negligenciada. Sente algum desconforto em relação à sua audição? Sente dor de ouvidos ou zumbidos? Estes podem ser sinais ocasionais, mas às vezes persistem durante horas ou dias e a dúvida instala-se. Aos primeiros sinais de perda auditiva, não hesite em consultar um profissional de saúde auditiva. Na Minisom, a avaliação auditiva é gratuita e os resultados que obtiver são um primeiro diagnóstico da sua saúde auditiva.

Como é feita a avaliação auditiva?

No centro auditivo Minisom será recebido pela nossa equipa de especialistas em audição, com quem poderá conversar sobre a sua audição e tudo o que a ela diga respeito. Um audiologista credenciado irá recebê-lo para realizar a avaliação auditiva, que é gratuita e sem qualquer compromisso.
Na Minisom a avaliação auditiva ocorre em 4 etapas: 

1. Conversa sobre a sua audição e estilo de vida

O audiologista fará perguntas sobre a sua saúde, estilo de vida, ambientes que mais frequenta e a razão pela qual decidiu fazer a avaliação auditiva. O objetivo é perceber quais são as suas necessidades por forma a direcioná-lo, caso seja necessário, para a solução auditiva que melhor se encaixe no seu estilo de vida e atividades diárias. 

2. O exame visual do ouvido

Este é um exame ao seu canal auditivo. O audiologista verificará se há algum excesso de cera, que possa estar a obstruir os seus ouvidos, ou qualquer outro problema aparente como infeções ou feridas que possam afetar a sua audição. Se o nosso audiologista detetar algum problema dentro do seu ouvido, pode encaminhá-lo para um médico otorrinolaringologista que fará posteriormente o diagnóstico e prescreverá o tratamento mais adequado.

3. Testes auditivos do Protocolo Minisom

Este tipo de testes exclusivos da Minisom são realizados recorrendo a um audiómetro, que vai medir a sua capacidade de ouvir os diferentes tipos de frequências sonoras. O audiologista irá dar-lhe uns auscultadores especiais de alta fidelidade para que oiça, com atenção, determinadas conversas e sons. Sempre que conseguir ouvir algo terá de sinalizar, levantando a mão ou carregando num botão.

A sua audição vai assim ser avaliada 360º, através de 4 tipos de testes diferentes:

a) Audiometria tonal (ouvir sons fracos): Vários sons são emitidos e terá de informar o audiologista que está a ouvir. Este primeiro teste também permite determinar o nível de amplificação do som dos aparelhos auditivos. 

b) Audiometria de fala no silêncio (teste de fala silenciosa): mede o seu desconforto social e a sua capacidade de compreender mensagens de voz em ambientes mais tranquilos.

c) Audiometria de fala com ruído (teste de fala com ruído): escutará uma conversa num ambiente barulhento com palavras que terá depois de repetir, por forma a avaliarmos as suas dificuldades auditivas em cenários mais ruidosos.

d) Tolerância ao ruído: O objetivo deste teste é quantificar a sua tolerância ao ruído. O resultado obtido também nos permitirá ajustar melhor à posteriori as configurações dos aparelhos auditivos.

4. Explicação do seu audiograma

Ao final desta avaliação auditiva, o seu nível de diminuição auditiva será representado através de um gráfico denominado Audiograma, que o audiologista o ajudará a ler e a entender. O audiograma é uma curva representativa das suas capacidades auditivas, que tem como objetivo mostrar visualmente o tipo de diminuição auditiva que possui e qual a sua importância. Se os resultados indicarem uma perda auditiva que exija o recurso a aparelhos auditivos, o nosso audiologista irá apresentar-lhe os diferentes aparelhos auditivos possíveis para a sua situação e escolher consigo a solução auditiva que melhor se adapte às suas necessidades e condições financeiras.

O que fazer após a avaliação da audição?

A sua audição está normal

Isso significa que os aparelhos auditivos não são necessários. No entanto, deve lembrar-se sempre de proteger os seus ouvidos. Não hesite em munir-se de protetores auditivos de forma a proteger-se dos riscos relacionados com a água, o ruído excessivo, a pressão atmosférica, etc. Se tem mais de 50 anos recomendamos que faça uma avaliação auditiva todos os anos para que possa acompanhar a evolução da sua saúde auditiva.

A sua audição não está normal

Significa que a sua perda auditiva média é superior a 30 dB. Nestas circunstâncias, existem algumas soluções que lhe podem devolver a audição perdida. Por exemplo, se utilizar aparelhos auditivos vai conseguir manter a sua capacidade auditiva e voltar a ouvir todos os sons esquecidos.

Audiologista Minisom explica resultados do audiograma ao casal.
Período de experimentação gratuito

A Minisom oferece um período de experimentação gratuito de 30 dias, para que possa testar uma das nossas soluções auditivas. Ao longo do periodo da experiencia, os nossos audiologistas permanecerão à sua disposição para assegurar o bom desempenho dos aparelhos auditivos e a sua total satisfação.

Marcar consulta

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro