Perda auditiva infantil

Detetar e rastrear a perda auditiva em crianças

Os problemas de audição nos mais novos podem ter várias causas. A sua deteção precoce permite, regra geral, uma mais rápida e eficaz atuação, reduzindo assim o impacto que uma diminuição auditiva possa ter no crescimento e desenvolvimento da criança. Na Minisom acreditamos que estas crianças merecem viver a sua infância e adolescência como quaisquer outras, pelo que os nossos profissionais trabalham dia-a-dia com paixão para lhes fornecer as melhores e mais rápidas reabilitações auditivas.

Perda auditiva e Surdez infantil

Um número significativo de crianças tem hoje problemas de audição, dos mais variados graus e tipos, sendo que é normalmente no seio familiar ou no ambiente escolar que a situação é descoberta. A diminuição auditiva infantil é muitas vezes um problema transitório e de fácil resolução, através de um tratamento médico adequado ou da utilização de aparelhos auditivos. Contudo, existem outros casos de maior gravidade que requerem intervenções cirúrgicas, programas de ensino especial e uma atuação ao nível da reabilitação cognitiva. 
Saiba que a identificação e intervenção precoce são fundamentais e permitem aos profissionais trabalharem com as famílias para educá-las sobre como apoiar as necessidades de comunicação e desenvolvimento da criança com diminuição auditiva. Conheça de seguida quais os principais sinais de alarme da surdez infantil.

Sinais de surdez infantil

A audição é uma faculdade sensorial essencial para o desenvolvimento da criança: permite-lhe orientar-se e desenvolver os automatismos da vida para compreender melhor os comportamentos e atitudes das pessoas ao seu redor.O rastreamento de problemas auditivos em crianças é complexo e alguns pediatras podem mesmo ter dificuldade em estabelecer um diagnóstico preciso, sendo que é o especialista em audição que dispõem de todas as ferramentas adequadas para detetar uma eventual surdez infantil.

Repetição

 A criança costuma força-lo a repetir mais vezes o que lhe diz.

Expressão oral

 A criança tem problemas para se expressar oralmente.

Comportamento

O comportamento da criança muda e tem mais medos que o normal, principalmente à noite.

Volume

Pede para colocar o som muito alto para assistir à televisão ou vai para perto dela

Não responde à primeira

Não responde sistematicamente quando é chamada ou assusta-se frequentemente com ruídos repentinos ou muito altos.

Expressões faciais

Observa muito os rostos das pessoas ao ouvi-las ou reaje à voz do pai e não à da mãe
Audiologista verifica ouvido a criança.

Consulte um especialista em audição

Estas observações simples podem ser realizadas pelos pais, mas em caso de desconfiança é imperativo marcar uma consulta gratuita num centro auditivo Minisom para a realização de um exame auditivo mais detalhado.

Causas da surdez infantil

A surdez infantil pode ter dois tipos de causas possíveis: as congénitas e as adquiridas. A surdez infantil com causas congénitas implica que a perda auditiva esteja presente no momento do nascimento e pode incluir causas hereditárias ou outras presentes in-útero (pré-natal). Já a surdez adquirida é aquela que surge após o nascimento, em qualquer altura da vida da criança, em resultado das mais diversas situações.
A perda auditiva em crianças pode também estar ligada a doenças infecciosas que podem atacar o nervo auditivo (algumas das doenças mais comuns são a rubéola, o sarampo e a meningite) e a alguns medicamentos que em dosagens mais altas ou tomas prolongadas podem ser responsáveis ​​por problemas de audição nas crianças.

Saiba que pode contar com a ajuda de um audiologista Minisom.

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro