Prevenir a perda auditiva

Preserve a sua audição

Os ouvidos são como janelas através das quais interagimos com o mundo. Por isso, é importante que nos preocupemos com eles. Cumprindo algumas regras podemos melhorar facilmente a nossa saúde auditiva e evitar as consequências da exposição diária a ruídos altos, de infeções ou da falta de cuidado e higiene regulares. A audição é um ativo valioso. Conhecê-la e protegê-la, ter um estilo de vida saudável e realizar verificações periódicas é a atitude certa para prevenir a perda auditiva futura.

10 dicas para prevenir a perda auditiva

Saiba agora que cuidados deve ter com os ouvidos, para prevenção da perda auditiva.

Diga Não a som ou ruídos altos

Limitar a exposição frequente e prolongada a sons e ruídos altos ou repentinos é a primeira regra a seguir se deseja proteger sua audição.

Música sim, mas com moderação

Se ouve muitas horas de música com auriculares ou auscultadores, mantenha o volume num nível que lhe permita ouvir os sons exteriores.

Na discoteca, em bares e concertos

Sempre que frequentar locais barulhentos, saia para o exterior de vez em quando para que os seus ouvidos possam descansar e procure não estar perto das colunas de som. Considere a possibilidade de usar protetores auditivos mesmo nestes ambientes.

No trabalho

Se o seu trabalho envolver a exposição a ruídos por longos períodos, proteja sua audição usando protetores ou auscultadores apropriados.

Leve uma vida saudável

Fazer exercícios, reduzir o consumo de álcool e de tabaco e moderar a ingestão de cafeína, sal, gorduras e açúcares são pequenos gestos diários que mantêm sua audição saudável.

Na água

O mergulho e os desportos náuticos requerem alguma atenção para que o tímpano se mantenha sempre saudável, pelo que deve usar protetores auriculares apropriados, lembrando-se de mergulhar devagar e de compensar adequadamente o aumento de pressão nos ouvidos.

De avião

Durante a descolagem e a aterragem, compense o aumento natural da pressão nos seus ouvidos comendo um rebuçado ou abrindo e fechando a boca, simulando a deglutição de alimentos. Em alguns casos, pode ser necessário realizar a manobra de Valsalva, para equilibrar a pressão entre o exterior e o interior dos ouvidos. Para tal, mantendo o nariz tapado com o polegar e o indicador e a boca fechada, sopre forte pelo nariz.

Os medicamentos

A ingestão prolongada de certos medicamentos, como alguns antibióticos ou diuréticos, podem ter efeitos ototóxicos no delicado funcionamento da audição. É sempre recomendável que tome medicamentos, somente prescritos por médicos e que obedeça aos horários e modos de administração indicados.

Higiene das orelhas

Agua e sabão são os melhores aliados na limpeza dos seus ouvidos e não deve usar cotonetes para remover a cera. Ao invés, utilize uma toalha ou pano seco.

Teste auditivo

Realize um exame auditivo regularmente a partir dos 30 anos ou em caso de sintomas aparentemente sem importância (zumbidos, sensação de ouvido fechado ou tapado, dores nos ouvidos e tonturas ou desiquilibrios).
Casal recebe os conselhos do audiologista para iniciar a experimentação grátis de aparelhos auditivos.
Marque uma consulta no centro

Um exame audiométrico simples com duração de alguns minutos fornecerá informações essenciais sobre o estado da sua audição e as possíveis ações a serem desde logo tomadas.

Marcar consulta

Cinco passos para ouvir melhor

Ser cliente Minisom é muito mais do que imagina! É ser recebido por audiologistas credenciados. É poder escolher entre os aparelhos auditivos mais recentes. Na Minisom oferecemos uma verdadeira Solução Auditiva, não nos limitamos a disponibilizar apenas os aparelhos auditivos. 

Estes são os 5 passos que pode dar para voltar a ouvir tudo novamente.

  1. Marque uma consulta de avaliação gratuita num centro auditivo Minisom
  2. Faça um teste auditivo completo (inclui audiometria) e conheça os resultados.
  3. Encontre uma solução auditiva, à sua medida, juntamente com os nossos audiologistas.
  4. Experimente a solução auditiva proposta, grátis e sem compromisso, durante 30 dias.
  5. Adquira a solução e beneficie das consultas de adaptação e acompanhamento que necessitar, de Kits de limpeza e manutenção, de revisões regulares aos seus aparelhos auditivos e ainda até 4 anos de garantia.

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro