Chegámos a Vale de Cambra! Faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Otorreia

Sentiu uma secreção a sair do ouvido?

Cuidado, podem ser várias as causas!

O que é a otorreia?

Otorreia é a descarga pelo ouvido de diferentes tipos de secreções. Esta descarga pelo ouvido pode manifestar-se como uma exsudação de substâncias ligeiramente ensanguentadas (otorreia sanguinolenta), pode ser mais composta por cera (otorreia sero-mucosa) ou apresentar pus (otorreia purulenta).

Apesar da otorreia ser normalmente uma situação benigna, a pessoa afetada deve consultar o médico para diagnosticar a causa e receber um tratamento adequado.

Quais as causas da otorreia?

A otorreia, ou a drenagem de líquido através da orelha, pode ser proveniente do meato auditivo externo, do ouvido médio ou da calota craniana. 

Em geral, as causas mais comuns são:

  • Otite externa
  • Otite média aguda com perfuração da membrana timpânica
  • Otite média crônica (com perfuração do tímpano, colesteatoma, ou ambos)

A otorreia também pode estar associada a detritos epidérmicos característicos da otite média crónica colesteatomatosa. Vale também a pena referir a otorragia e a otoliquorreia, que surjam na sequência de um trauma cranioencefálico que afete o canal auditivo externo e/ou tímpano.

Em casos mais graves, a causa da otorreia pode também ter origem numa otite externa necrosante ou em tumores malignos da zona da orelha e ouvido.

Quais são os sintomas da otorreia?

Em alguns casos, a otorreia pode ser assintomática, mas está frequentemente associada a uma série de sintomas mais gerais, incluindo os seguintes:

Otite Externa

Na otite externa, o processo inflamatório provocado pela otorreia afeta a pele do canal auditivo externo, e a presença de pus indica uma inflamação devido à contaminação do ouvido com água ou pela frequente má limpeza do canal auditivo.Neste cenário, além da otorreia, o doente queixa-se mais frequentemente de perda de audição, comichão e de uma sensação de ouvido cheio. Saiba que a otorreia é uma expressão de algumas formas de otite externa que, se não for tratada a tempo, em algumas pessoas, tais como diabéticos ou imunossuprimidos, pode levar a um alastramento generalizado e a outras complicações mais graves.

Membrana timpânica

Na inflamação crónica da membrana timpânica, a otorreia mucopurulenta é o principal sintoma, sendo que nestas circunstâncias a membrana timpânica fica coberta de bolhas hemorrágicas, mais ou menos extensas, com tecido de granulação. Normalmente nestes casos a secreção presente no canal auditivo é submetida a um teste de cultura para a identificação do microrganismo responsável pela infeção.

Ouvido médio

As infeções que afetam o ouvido médio com envolvimento da trompa de Eustáquio são frequentemente causadas por microrganismos como Staphylococcus aureus, Pneumococcus, Streptococcus e Hemophilus influenzae. Os sintomas mais frequentes resultantes ao nível do ouvido médio são a dor, a perda auditiva e a própria otorreia, que acontece após a perfuração da membrana timpânica.

Qual é o tratamento para a otorreia?

A cura para a otorreia envolve o tratamento da sua causa, podendo recomendar o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além de antibióticos no caso de ter sido confirmada a infecção por bactérias. Em casos de perfuração do tímpano, normalmente este cicatriza, mas requer depois monitorização para evitar que degenere numa infeção crónica. 

Quando a situação se torna crónica e existem outras complicações, o paciente pode ter paralisia facial, dor, tonturas e sintomas de meningite. Nestas circunstâncias, o tratamento depende do estádio de infecção, mas são geralmente administrados antibióticos, corticosteróides e, em casos extremos, a abordagem cirúrgica poderá ser equacionada.

Homem e mulher com tablet

Cuide da sua audição

A audição é um sentido precioso, que deve cuidar sempre muito bem. Se pretender realizar um exame mais rigoroso, saiba que os audiologistas da Minisom possuem equipamentos de última geração capazes de avaliar com precisão o estado da sua saúde auditiva.

Os exames e o diagnóstico final são gratuitos.

Marcar consulta grátis

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.