Chegámos a Vale de Cambra! Faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Hiperacusia: o que é, causas e deteção

Saiba tudo sobre a Hiperacusia, desde as suas causas ao diagnóstico e tratamento

O que é a Hiperacusia?

A Hiperacusia é uma sensibilidade auditiva extrema que pode causar muito desconforto e impactar a qualidade de vida.

 

Pessoas com Hiperacusia têm dificuldades em tolerar ruídos que a maioria considera normais ou banais, podendo experienciar desconforto ou dor devido a sons do quotidiano.

 

É importante, por isso, saber como esta sensibilidade se manifesta e explorar as opções de tratamento e medidas preventivas para tratar este transtorno auditivo e melhorar o dia a dia.

Existem dois tipos de Hiperacusia:

Hiperacusia de Intensidade

Este é o tipo mais comum de Hiperacusia, onde há uma sensibilidade ao som que faz com que a perceção do volume seja muito maior do que para uma pessoa saudável. Geralmente, essa sensibilidade está associada a distorções de determinados volumes e/ou frequências.

O período sintomático pode ser de semanas ou prolongar-se por mais tempo. Em casos mais severos, pode durar anos e tornar-se permanente.

A sensibilidade excessiva poderá não ser igual nos dois ouvidos.

Noxacusia (Hiperacusia Dolorosa)

Noutros casos, a Hiperacusia é acompanhada de uma dor, o que configura outro nome a esta condição: Noxacusia.

Neste caso, a dor resulta de sons específicos e dá-se mediante determinados volumes ou frequências.

Pode ser imediata ou como uma dor progressiva, persistindo por longos períodos após a exposição aos sons. Aqui, a dor pode ser aguda ou crónica.

Sintomas e Causas

Sintomas

Alguns dos sintomas passam pela dor de ouvido, desconforto, distorções sonoras, sensação de pressão nos ouvidos, zumbido e uma grande sensibilidade a uma ampla gama de sons que não afetam a maioria das pessoas.

Além disso, as pessoas podem sofrer de ansiedade, depressão, stress e fonofobia.

Causas

Podem ter diversas causas:

  • Infecções, uso de certos medicamentos, doenças que causam perda de audição (como Doença de Ménière), exposição prolongada a ruídos intensos e até mesmo perda auditiva súbita.
  • A exposição repetida a ruídos de alta intensidade, comum em ambientes ruidosos, como fábricas ou em profissões que envolvem sons, como músicos, também pode desencadear a condição.
  • Traumas repentinos, como explosões ou disparos de armas, também podem ser desencadeadores. Além disso, distúrbios cerebrais, infecções, stress e fatores genéticos podem contribuir para o desenvolvimento da Hiperacusia.
  • Por outro lado, embora ainda esteja a ser estudado, distúrbios no Sistema Central de Audição, experiências negativas, histórico familiar e transtornos do humor podem estar associados a essa condição.
Notou mais sensibilidade aos sons do que o habitual? Faça um exame Marcar Consulta Gratuita

Misofonia, Hiperacusia e Fonofobia: o que as distingue?

Familia toma o pequeno almoço

Misofonia

A Misofonia é caracterizada pela intolerância a sons específicos e, geralmente, repetitivos (por exemplo, cliques de aparelhos ou mastigação), evocando reações emocionais negativas.

Quem tem Misofonia pode apresentar grandes níveis de irritabilidade.

Casal no sofá a ver televisão

Fonofobia

A Fonofobia é um transtorno caracterizado por sensações de medo ou raiva em relação a alguns sons. Diferente da Hiperacusia e da Misofonia, a Fonofobia não provoca dor física, mas causa sensações emocionais negativas.

O Diagnóstico

Um dos exames fundamentais é o audiograma, que é semelhante a um audiograma normal, mas inclui a medição do nível de som desconfortável mais baixo, chamado de Nível de Desconforto de Volume (LDL). Em pacientes com Hiperacusia, esse nível é consideravelmente mais baixo do que em indivíduos normais e geralmente abrange a maior parte do espetro auditivo.

Além disso, o audiologista poderá realizar outros testes específicos, como audiometria tonal e vocal, ressonância magnética das orelhas internas, etc. Com base nos resultados desses testes, o audiologista pode confirmar o diagnóstico de Hiperacusia e estabelecer um plano de tratamento adequado.

 

Saiba onde fazer o seu exame auditivo

Tratamento e Prevenção da Hiperacusia

O tratamento da Hiperacusia geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, incluindo terapia sonora e aconselhamento psicológico. A terapia sonora com ruído branco é habitualmente recomendada para restabelecer a tolerância ao som, muitas vezes combinada com terapia cognitivo-comportamental (TCC).

A prevenção da Hiperacusia é fundamental para evitar o desenvolvimento dessa condição auditiva. Algumas medidas importantes incluem:

  • Evitar a exposição prolongada a sons altos: reduza o tempo de exposição a ambientes ruidosos, como concertos ou locais de trabalho barulhentos;
  • Usar proteção auditiva adequada: em situações de risco de exposição a ruídos intensos, é essencial utilizar equipamentos de proteção auditiva, como protetores de ouvido;
  • Respeitar protocolos de segurança: para trabalhadores que lidam diariamente com ruídos em volume elevado, é importante seguir os protocolos de segurança e utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados;
  • Reduzir exposição a sons excessivos do quotidiano: diminua o volume de aparelhos domésticos, como a TV, e mantenha uma distância segura ao assistir. Evite também o uso prolongado de fones de ouvido em volume alto;
  • Manter vigilância sobre os sintomas: esteja atento a possíveis sinais de problemas auditivos, como a maior sensibilidade a determinados sons, dor nos ouvidos ou zumbidos. Consulte um audiologista no caso de sentir algum dos sintomas referidos.
homem com tablet na mão

Outros distúrbios auditivos

Além da Hiperacusia, existem outros distúrbios relacionados com a sensibilidade auditiva, como são o caso da Fonofobia e da Misofonia.

Saber mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.