Chegámos a Vale de Cambra! Faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Sinais de perda auditiva

Como reconhecer uma perda auditiva

Em 90% dos casos, a perda de audição ou perda auditiva é um fenómeno natural que ocorre com o evoluir da idade. Saiba também que a maior parte das vezes a perda auditiva não acontece de forma repentina, antes pelo contrário! Ela é discreta no início e tende a crescer lentamente, sem nos apercebermos disso. Por essa razão, e para que seja diagnosticada precocemente, é fundamental conhecer os sinais da perda de audição para que a consiga identificar, em si e nos seus familiares e amigos.

Os sinais de perda de audição

Se você ou alguém ao seu redor apresentarem deficiência auditiva, seja uma criança, adolescente ou adulto, existem alguns sinais facilmente reconhecíveis a que pode estar mais atento. As atitudes, as reações, os pedidos de repetição frequentes e os mal-entendidos que podem resultar de conversas são, de facto, os sinais mais relevantes e que nos podem alertar para uma perda de audição. Eis uma relação de sinais que o podem alertar para situações de perda de audição:

No dia-a-dia

  • Os sons são atenuados, ouve mais distante, menos intenso do que antes.
  • Dificuldade em localizar a fonte dos sons – de frente, atrás de si, da sua direita ou esquerda.
  • Dificuldade em acompanhar uma conversa num ambiente mais tranquilo (refeição em família, encontros ou reuniões mais animadas, etc).
  • Dificuldade em ouvir e perceber o que lhe dizem durante uma conversa telefónica.
  • Ouvir a televisão ou rádio com volume muito alto.
  • Maior dificuldade em ouvir alguns sons do quotidiano, como por exemplo o telefone a tocar, um carro a passar pela sua rua, o canto dos pássaros, etc.
  • Entender melhor as vozes masculinas do que as femininas ou as de crianças.
  • Permanecer indiferente a certos ruídos irritantes.

Em situações de grupo

  • Dificuldades de entender o que lhe dizem num ambiente mais barulhento (como por exemplo num restaurante ou num concerto), acompanhados por pedidos incessantes para repetir as palavras.
  • Mudança de humor, irritação regular ou postura retraída em momentos de convívio.
  • Tendência para repetir as mesmas histórias, em vez de fazer perguntas sobre assunto que desconhece.
  • Dificuldade perceber se o seu interlocutor se dirigiu a si ou a outra pessoa.
  • Perda de confiança e tendência para se isolar do grupo.
Teste a qualidade da sua audição com um teste online Testar aqui

Perda auditiva num ente querido

Se já detetou num amigo ou familiar alguns dos sintomas da perda auditiva que referimos em cima, saiba que o pode ajudar. Em primeiro lugar, e a partir de agora, passe a estar mais atendo aos demais sinais de perda auditiva em cima enumerados. Se a sua primeira impressão se confirmar, inicie com ele um diálogo sobre a possibilidade de estar com uma perda de audição.  

Falar sobre um problema de audição pode ser um assunto delicado ou até mesmo um tema "proibido", pelo que aconselhamos que aborde a questão com delicadeza. Tente que ele fale abertamente sobre o tema e perceba pelas suas palavras como se sente.

Se precisar de ajuda entre em contato connosco. Os audiologistas da Minisom são profissionais experientes e poderão aconselhá-lo sobre como abordar o assunto e apoiar o seu familiar ou amigo na realização de uma avaliação auditiva completa e personalizada, grátis.

Em caso de sinais de perda auditiva

É importante saber que identificar uma perda auditiva em si mesmo (a não ser que seja evidente) não é tarefa fácil e que a maioria das vezes é a família e os amigos que notam os sintomas e as mudanças de comportamento e nos chamam à atenção.

Saiba também que as perdas audivas também pode ser acompanhadas por outros sintomas secundários, como por exemplo a hiperacusia (sensibilidade elevada a certos volumes e frequências de som) e os apitos ou zumbidos nos ouvidos (tinnitus ou acufenos), quando nenhum som externo está a ser emitido.

Audiologista mostra resultados de audiometria a casal.

Teste auditivo completo

Se reconhece um ou mais dos sinais de perda de audição acima enumerados, deve realizar rapidamente um teste auditivo completo. Se pretender fazer, não hesite em entrar em contato com a Minisom, fazemos-lhe uma avaliação auditiva completa, grátis e sem compromisso.

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.