
A audição, o primeiro dos 5 sentidos a formar-se, resulta de um complexo sistema, a anatomia do ouvido, que transforma estímulos acústicos em sensações auditivas.
Esse sistema é essencial para criar empatia com o meio que nos rodeia e apreciar a riqueza sonora.
Cuidar da anatomia do ouvido e saber como agir em caso de perda auditiva é fundamental para o bem-estar auditivo.
Para entender como o som viaja até ao cérebro, é essencial conhecer a anatomia do ouvido, que é composta por três áreas anatómicas distintas.
O som chega ao pavilhão auricular, ou orelha, que conduz as ondas sonoras pelo canal auditivo externo até à membrana timpânica.
Juntos, o pavilhão auricular e o canal auditivo externo formam o ouvido externo na anatomia do ouvido.
O ouvido médio, parte importante da anatomia do ouvido, é composto pela membrana timpânica e uma cadeia de ossículos interligados.
As ondas sonoras do ouvido externo atingem o tímpano, causando uma vibração. Esse movimento é então transmitido aos ossículos, que propagam a vibração para o ouvido interno.
A cóclea, que é parte essencial da anatomia do ouvido, atua como o órgão responsável pela audição e equilíbrio. As vibrações dos ossículos do ouvido médio são transmitidas à cóclea, que, juntamente com o nervo auditivo, compõe o ouvido interno.
Células microscópicas na cóclea convertem essas vibrações em sinais eletroquímicos, que são enviados pelo nervo auditivo para o cérebro, onde o som é processado e reconhecido.
Começamos a ouvir coisas que já não nos lembrávamos que existiam. Os aparelhos auditivos trouxeram-me muita qualidade de vida, ao nível pessoal e profissional.
A exposição frequente ou prolongada ao ruído é um perigo para a sua audição. A intensidade do som, com o passar do tempo pode danificar as estruturas delicadas do ouvido interno, levando a uma gradual perda auditiva ou a situações de zumbido no ouvido.
Por isso, é fundamental cuidar da sua audição para mantê-la saudável pelo maior tempo possível. Aconselhe-se com os especialistas da Minisom sobre prevenção auditiva .