Chegámos ao Cacém! Visite-nos e faça o seu Rastreio Auditivo Gratuito. Agendar Rastreio Auditivo

Surdez súbita

De repente deixou de ouvir de um ouvido?

Poderá ser surdez súbita! Conheça as possíveis causas e os tratamentos.

O que é a perda auditiva súbita?

Por definição, a perda auditiva súbita, também pode ser designada por surdez súbita, é a diminuição da capacidade auditiva de forma repentina, geralmente unilateral, mas podendo também afetar ambos os ouvidos. Pode ser acompanhada, em 80% dos casos, por zumbidos (acufenos ou tinnitus) e em 40% das situações por vertigem. A maioria dos doentes afetados tem entre 40 e 60 anos de idade, sem prevalência sexual. 

A perda auditiva súbita ocorre quando a circulação sanguínea no ouvido interno é reduzida repentinamente por algum fator. Normalmente, é um acontecimento assustador ao qual se deve prestar a devida atenção, recorrendo a ajuda especializada e à realização de exames auditivos para avaliar o grau de perda auditiva.

Causas da surdez súbita

A perda de audição repentina ou temporária, como com outros tipos de perda de audição, normalmente ocorre devido a um de dois motivos:

  • O som não consegue alcançar o ouvido interno através do ouvido médio (se caminho estiver bloqueado por algo, um rolhão de cera por exemplo).
  • O som chega ao ouvido interno, mas não consegue prosseguir até ao cérebro devido a danos no ouvido interno ou nas vias neurais. 

Causas mais comuns da perda auditiva súbita ou surdez súbita:

Infeções no ouvido

Bactérias e vírus podem invadir o ouvido médio, causando acumulação de secreções e um ambiente fértil para o aparecimento de infeções. O próprio líquido e a inflamação do canal auditivo pode bloquear a passagem das ondas sonoras para o ouvido interno, resultando numa perda de audição temporária. Nestes casos, a audição geralmente é restaurada após o desaparecimento da infeção.

Sons e ruído excessivos

A exposição a som alto, brusco ou contínuo, pode causar perda auditiva. Sons intensos e muito altos podem danificar as células nervosas sensíveis do ouvido interno, que são necessárias para converter o som em sinais que depois são enviados para o cérebro. 

Traumatismos na cabeça

Um golpe violento e abrupto na cabeça pode causar contusões e lesões cerebrais. Essas lesões podem danificar o sistema auditivo e as vias auditivas, resultando em perda de audição repentina. O ouvido médio e o interno são os mais comumente afetados, principalmente as células nervosas sensíveis da cóclea (ouvido interno).

Excesso de cera

O excesso de cera pode acumular-se no canal auditivo e bloquear a passagem do som para o ouvido interno. Quando as ondas sonoras não conseguem passar para o ouvido interno, o resultado é uma perda auditiva repentina e temporária.

Medicamentos

Certos medicamentos considerados ototóxicos podem também ser causadores de perda de audição súbita, principalmente os da classe de antibióticos chamados de aminoglicosídeos.

Doenças subjacentes

A perda auditiva súbita também pode ser provocada por algum tipo de doenças específicas, como por exemplo um tumor do nervo auditivo, doença de Ménière, AVC, síndrome de Cogan ou até mesmo certas doenças envolvendo inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite) e doenças do sangue como a macroglobulinemia de Waldenström, anemia falciforme e algumas formas de leucemia.

Tratamento da surdez súbita

O tratamento da surdez súbita varia de acordo com a sua causa, pelo que é importante consultar um especialista o mais rápido possível.

Normalmente são solicitados exames auditivos e em alguns casos, podem ser prescritos medicamentos para aliviar as inflamações ou as infeções.

Já quando a surdez súbita resulta de outras doenças, como a doença de Ménière, por exemplo, é necessário fazer um tratamento mais adequado.

Para os casos mais severos, quando a medicação não consegue melhorar ou reverter o quadro, ou quando não há mais soluções, é indicada a utilização de aparelhos auditivos que restauram na totalidade ou parcialmente a capacidade auditiva.

Surdez súbita é reversível?

Infelizmente as pessoas que sofrem desta condição normalmente não conseguem recuperar a sua audição na totalidade.

Para pessoas que perderam a maior parte da sua audição ou uma parte significativa dela, na sequência de uma surdez súbita, existem diferentes tipos de aparelhos auditivos que ajudam a ouvir melhor. Na Minisom poderão ser encontradas diversas soluções de aparelhos auditivos tradicionais ou do tipo CROS e BiCROS.

Numa emergência, aja rapidamente

Aos primeiros sinais de surdez súbita é fundamental a consulta urgente com um otorrinolaringologista, tendo em mente que após 48 horas do início dos sintomas, as probabilidades de reversão ficam mais reduzidas. 

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.