Chegámos a Vale de Cambra! Faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Como tratar o Síndrome Vertiginoso

Síndrome Vertiginoso: Causas e tratamento.
Sep, 23, 2022

A vertigem afeta a vida das pessoas

O síndrome vertiginoso tem levado um número crescente de pessoas a procurar ajuda médica. A vertigem é uma ilusão de movimento, normalmente rotatória, em que a pessoa tem a sensação que ela própria e/ou os objetos à sua volta estão a girar. Este sintoma, normalmente ocasional, começa de forma repentina e impede que a pessoa se mova com segurança no espaço, uma vez que o seu equilíbrio se encontra comprometido.

A tontura e a vertigem pode ocorrer em várias situações do quotidiano como, por exemplo, enquanto estamos deitados na cama ou ao levantar, ao realizar movimentos bruscos, após a prática de exercício físico ou na sequência de problemas de saúde como é o caso da tensão arterial ou da hipoglicemia.

A tontura e a vertigem pode ocorrer (…) na cama ou ao levantar, ao realizar movimentos bruscos...
Se tem vertigens frequentes e perda auditiva, nós podemos ajudar! Saiba como

Sindrome vertiginoso: sintomas e causas

Os sintomas do síndrome vertiginoso são muito diferentes e dependem da causa e da reação de cada organismo, mas os mais frequentes são:

  • Perda de equilíbrio
  • Náuseas
  • Vómitos
  • Sudorese
  • Palidez
  • Sonolência
  • Visão turva
  • Zumbido nos ouvidos

Em termos das suas causas, o síndrome vertiginoso resulta normalmente de doenças ou patologias que envolvem o sistema vestibular periférico (ouvido interno), mas também podem resultar de disfunções no sistema vestibular central (no cérebro).

Em ambos os casos, os processos podem ser súbitos, manifestando-se mais frequentemente na sequência de infeções, inflamações, traumatismos, acidentes vasculares mas também após a ingestão prolongada de certos medicamentos ototóxicos.

Sofre do problema dos cristais do ouvido? Saiba mais

Vertigem posicional paroxística benigna

A doença dos cristais do ouvido

De entre as doenças que afetam o sistema auditivo, as que mais frequentemente provocam síndrome vertiginoso são a doença de menière e a vertigem posicional paroxística benigna, que provoca vertigens súbitas e intensas.

A vertigem posicional paroxística benigna é conhecida como a “doença dos cristais do ouvido”.  A vertigem é provocada pela deslocação de pequenos cristais de cálcio, presentes dentro do ouvido interno, que se libertam e movimentam ao movermos a cabeça.

Para o tratamento da vertigem posicional paroxística benigna é normalmente utilizada uma manobra especial, administrada por um médico ou especialista, com o objetivo de reposicionar os cristais no seu local original, aliviando ou eliminado a vertigem na pessoa.

O que fazer para curar a vertigem

Quem sofra de síndrome vertiginoso com frequência deve recorrer ao seu médico assistente para que este, através da história e observação clínicas e de exames complementares, possa identificar a sua origem e, assim, poder prescrever o tratamento adequado.

O tratamento do síndrome vertiginoso será diferente consoante o diagnóstico, mas assentará essencialmente em três tipos: farmacológico, cirúrgico e reabilitação vestibular.

A reabilitação vestibular tem um papel muito importante em termos da recuperação da pessoa com vertigem e alteração do equilíbrio. Este tipo de tratamento consiste na execução de diversos exercícios físicos específicos, que têm como objetivo contribui para melhorar a qualidade de vida e autoestima dos doentes.

Experimente aparelhos auditivos, pode ajudar a diminuir as vertigens. Marcar Consulta Grátis
Senhoras num ginásio a fazer exercício físico

A vertigem e os aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos também proporcionam um maior equilíbrio e diminuem o risco de vertigens e quedas dos seus utilizadores. Ao permitirem uma maior perceção da origem dos sons, estes têm uma melhor noção do espaço e um maior sentido de orientação.

Agende uma consulta gratuita

Não hesite em entrar em contato com um centro auditivo Minisom para perceber melhor como os aparelhos auditivos podem ajudar a reduzir o sindrome vertiginoso.

Os exames e o diagnóstico são gratuitos.

Marcar consulta grátis
Audiologista no gabinete atende cliente homem
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.