O ouvido entupido ou ouvido tapado é uma situação relativamente comum e que pode surgir pelas mais variadas razões, desde logo o excesso de cerume. Embora o cerume seja uma substância produzida pelo corpo para eliminar poeiras e bactérias do canal auditivo, se em excesso acumula-se no canal auditivo causando dificuldade em ouvir e até mesmo zumbidos ou apitos nos ouvidos.
Provocando normalmente incómodo e mau estar geral, um ouvido entupido ou tapado diminui a qualidade auditiva da pessoa, mas também pode provocar dor, comichão, vertigens, febre e, em casos mais graves, comprometer a audição da pessoa afetada.
Eis as causas mais frequentes do ouvido entupido ou tapado:
Existem diferentes formas de lidar com o problema do ouvido entupido ou ouvido tapado, sendo que, antes de mais, é necessário determinar se o problema desencadeante está no ouvido médio ou no ouvido externo.
Os ouvidos têm o seu próprio mecanismo de autolimpeza e normalmente não necessitam de cuidados extra. Contudo, numa primeira fase, podem ser usados alguns medicamentos e truques para se proceder à limpeza do ouvido como, por exemplo, a utilização de gotas específicas, compressas de água quente e a ponta de uma toalha ligeiramente humedecida.
Descubra AQUI mais dicas sobre como limpar e desentupir os seus ouvidos e preservar a audição.
Se as nossas dicas e sugestões não resolverem ou se os sintomas se agravarem deverá consultar rapidamente um médico otorrinolaringologista, para que este possa fazer uma observação mais atenta e acelerar o processo de recuperação.
A maioria das vezes o ouvido entupido ou tapado é resolvida sem intervenção médica. Se os sintomas já tiverem desaparecido e achar que a audição não recuperou totalmente, talvez seja boa ideia contactar um audiologista para fazer um exame auditivo.