Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Comichão nos ouvidos

A comichão nos ouvidos e nas orelhas pode ter várias causas - saiba quais.
Jan, 07, 2022

Comichão nos ouvidos - um problema comum

A comichão nos ouvidos é uma sensação de irritação, normalmente acompanhada por uma necessidade urgente de coçar toda a área afetada. Quando provocada por um eczema na pele é frequentemente caracterizada por vermelhidão. Nestes casos, deve evitar esfregar ou coçar a área afetada e esperar que a comichão nos ouvidos desapareça e a vermelhidão cicatrize espontaneamente. Quando tal tardar a acontecer, o melhor é entrar em contato com o seu médico assistente para uma observação mais atenta e um tratamento adequado.

São várias as causas deste problema relativamente comum, que pode até mesmo surgir na sequência de uma simples comichão na garganta.

As causas da comichão nos ouvidos

Frequentemente, a comichão nos ouvidos é um sintoma de uma qualquer infeção no ouvido. Entre as mais comuns está a otite externa, conhecida pelos desportistas como “ouvido de nadador”, que se manifesta após a acumulação de água no canal auditivo. Mas a varicela, diversos tipos de micose, eczemas e as dores na garganta por estreptococos são também causas possíveis. 

Por vezes, na origem da comichão nos ouvidos também podem estar as picadas de insetos e as alergias alimentares, geralmente acompanhadas de dificuldades respiratórias, inchaço e, por vezes, também desmaios. Não menos frequente, a comichão nos ouvidos pode até mesmo surgir na sequência de uma simples comichão na garganta.

Saiba ainda que até mesmo a utilização de determinados cosméticos e detergentes, bem como o contato com metais específicos, podem causar comichão nos ouvidos.

audiologista num centro auditivo minisom

Cuide da sua audição

A audição é um sentido precioso, que deve cuidar sempre muito bem. Se pretender realizar um exame mais rigoroso, saiba que os audiologistas da Minisom possuem equipamentos de última geração capazes de avaliar com precisão o estado da sua saúde auditiva.

Os exames e o diagnóstico final são gratuitos.

Marcar consulta grátis

Outras causas de comichão nos ouvidos

Comichão dentro do ouvido

A causa da comichão dentro do ouvido, na região do ouvido interno, está geralmente relacionada com a irritação da membrana mucosa da garganta. Uma constipação não atinge o ouvido interno, mas atinge a faringe à volta das amígdalas. Isso é o suficiente para que a pessoa afetada tenha a sensação de comichão dentro do ouvido. 

Especialmente em crianças, mas também em adultos mais sensíveis, os primeiros sinais de uma otite média podem ser percebidos através da sensação de comichão nos ouvidos. Tendo perceção deste sinal inicial, a evolução de uma otite média pode ser travada com repouso, hidratação, spray nasal e alguns remédios de carácter mais caseiro.

Comichão no canal auditivo

Se a comichão nos ouvidos estiver localizada no canal auditivo, a inflamação é uma causa particularmente comum. A inflamação do canal auditivo (otite externa) afeta apenas a parte do canal auditivo até ao tímpano. As bactérias são normalmente as responsáveis pela infeção e, se atacaram a pele, os fungos também podem espalhar-se e aumentar a área onde é sentida a comichão. 

A comichão no canal auditivo também pode surgir devido à movimentação natural da cera em direção ao exterior do ouvido. 

Comichão no exterior do ouvido e na orelha

Algumas pessoas coçam muito as orelhas. Frequentemente, esse é um hábito que pode não ter necessariamente a ver com comichão nos ouvidos. Mas se coçarem a parte externa do ouvido e ao redor da orelha, doenças de pele como psoríase, neurodermatite ou fungos podem ser a causa da comichão. Embora sejam mais comuns no couro cabeludo, estas doenças também podem surgir na própria pele da orelha e destruir a camada protetora da pele. O resultado será comichão e a consequente vontade de coçar.

Alergias

Uma simples inflamação do canal auditivo também pode originar uma reação alérgica da pele que compõe o ouvido e, na sequência, também a comichão. Champôs e sprays de cabelo, mas também gotas antibióticas para os ouvidos podem igualmente provocar comichão nos ouvidos. 

Um alerta, sempre que a comichão nos ouvidos seja acompanhada por corrimento de líquido, perda auditiva, dor ou até mesmo febre, deve consultar rapidamente um médico especialista, no caso, um otorrinolaringologista.

Comichão na garganta e nos ouvidos

Se a comichão na garganta e no ouvido surgirem ao mesmo tempo, pode ser sinal de algum tipo de rinite ou alergia a medicamentos, produtos ou até mesmo a alimentos. 

Além disso, a comichão nos ouvidos também pode ser provocada por uma simples constipação, podendo ser igualmente acompanhada por corrimento nasal, tosse ou dor de cabeça.

Senhoras a rir e a lanchar num café bar

A evitar em caso de comichão nos ouvidos

Muito importante: por mais agonizante que seja a comichão nos ouvidos ou nas orelhas, nunca deve introduzir objetos pontiagudos dentro dos ouvidos. O tímpano pode ser ferido e a pele do canal auditivo pode ser facilmente arranhada. Como a infeção por bactérias costuma ser a causa frequente da comichão nos ouvidos é ainda mais fácil para os germes penetrarem na pele.

Cotonetes também devem ser evitados, pois podem acidentalmente empurrar a cera mais profundamente no canal auditivo, podendo resultar em tampões de cerume, desagradáveis e às vezes dolorosos.

Tratamento da comichão nos ouvidos

Os remédios mais comuns que podem ser aplicados no caso de comichão nos ouvidos ou nas orelhas variam conforme a causa. Em geral, para os diferentes tipos de comichão, é possível aplicar cremes à base de capsaicina ou hidratantes à base de amido glicerol. No caso de uma reação alérgica ou vermelhidão viva é aconselhável entrar em contato com o seu clínico geral que, após uma análise cuidada, irá prescrever o tratamento mais adequado.

Saiba que a comichão nos ouvidos também pode ser aliviada com um tratamento caseiro. Massajar as zonas afetadas com algumas gotas de azeite ou aloé vera podem restaurar o PH natural da pele e proporcionar uma agradável sensação de relaxamento e alívio.

Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.