Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Está a limpar os ouvidos bem? Tem a certeza?

Descubra dicas sobre como limpar os seus ouvidos e preservar a audição.
Oct, 12, 2021

Reconhecer os sintomas de cera no ouvido

Os sintomas mais comuns do bloqueio do canal auditivo por cera são:

Devo remover a cera e limpar os ouvidos?

Os ouvidos têm o seu próprio mecanismo de autolimpeza e normalmente não necessitam de cuidados extras. Recordamos que a cera produzida nos ouvidos não é sujidade. Ela tem como função lubrificar e proteger os ouvidos e eliminar detritos e bactérias.

Existem, porém, situações em que se torna necessário proceder à sua limpeza do ouvido para evitar consequências maiores como infeções, rutura do tímpano ou perda auditiva.

Cuide da sua audição

A audição é um sentido precioso, que deve cuidar sempre muito bem. Se quiser saber se está a ouvir o normal ou se desconfia que tem algum tipo de perda auditiva, saiba que os audiologistas da Minisom possuem equipamentos de última geração capazes de avaliar com precisão o estado da sua saúde auditiva.

Os exames e o diagnóstico final são grátis.

Marcar Exame Grátis
Senhora numa cabine com auscultadores realiza testes auditivos
Porque não deve usar cotonetes?
(...) pode ser contraprodutivo e contribuir para a formação de um rolhão de cera ou causar infeções...

Como tirar cera dos ouvidos em casa?

Algumas pessoas usam e abusam dos cotonetes, outras afirmam que os cotones de limpeza são a solução ideal e há quem defenda que umas gotas de azeite ou de um óleo especial ajudam a remover a cera acumulada.

Mas saiba que para proceder a limpeza superficial da cera, o mais aconselhado é utilizar a ponta de uma toalha ou compressa ligeiramente humedecida. 

Caso não seja suficiente, as farmácias vendem sprays específicos para o efeito, mas que não devem ser utilizados em casos de infeção no ouvido ou perfuração do tímpano.

Porque não deve usar cotonetes?

Muitas pessoas limpam os ouvidos com cotonetes, acreditando que vão assim remover a cera do canal auditivo. Algumas fazem-no com muita frequência, empurrando o cotonete para dentro do canal auditivo. Mas este é um erro a evitar, pois pode prejudicar a sua audição. Para tirar a cera do ouvido, basta limpar as dobras e a entrada do pavilhão auricular, sem penetrar no conduto auditivo interno. 

Usado incorretamente, o cotonete pode ser contraprodutivo e contribuir para a formação de um rolhão de cera ou causar infeções. Se inserido muito profundamente no canal auditivo, pode também perfurar o tímpano, causar dor, zumbidos e até uma perda auditiva definitiva.

Quando devo consultar um médico?

Se sem uma quantidade anormal de cera acumulada nos seus ouvidos, já tentou os métodos acima descritos e mesmo assim necessita de ajuda, deverá então consultar um otorrinolaringologista.

O médico irá examinar o seu canal auditivo e proceder à limpeza do ouvido com recurso a equipamentos e ferramentas especiais. Existem vários métodos para efetuar a limpeza de ouvido que o médico pode usar: remoção manual, aspiração ou lavagem auricular com água.

Limpeza de ouvido no centro auditivo?

No âmbito das consultas regulares, os nossos audiologistas poderão perceber se a falta de audição se deve a um bloqueio do canal auditivo provocado, por exemplo, por excesso de cera. Contudo, nos centros auditivos Minisom não fazemos limpeza aos ouvidos, nem tão pouco lavagem de ouvidos. 

Caso não consiga tirar a cera do ouvido entupido, deverá consultar um médico otorrinolaringologista que irá avaliar a situação e prescrever o tratamento mais adequado.

Como limpar os ouvidos do bebé ou criança?

Médico examina ouvidos de criança

O ideal é que a cera dos ouvidos seja removida pelo seu processo natural. Contudo, se vir que se está a acumular em demasia, poderá dar uma pequena ajuda. Os ouvidos dos bebés e das crianças são muito sensíveis e requerem cuidados especiais, pelo que recomendamos que aja com extremo cuidado.

Passe uma toalha ou compressa ligeiramente humedecida na entrada do pavilhão auricular e na parte posterior da orelha. Limpar as orelhas do bebé ou criança uma ou duas vezes por semana (preferencialmente após o banho) é mais do que suficiente.

Os cotonetes não são recomendados, pois podem empurrar a cera para dentro do ouvido e bloquear facilmente o canal ou provocar danos mais graves.

Em caso de dúvidas ou dificuldades acrescidas, consulte um médico pediatra ou um otorrinolaringologista.

Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.