A Audiologia e os Audiologistas

10 de outubro: Dia Internacional do Audiologista. Saiba como o audiologista pode ajudar.
Oct, 10, 2021

Quando surgiu a Audiologia?

A Audiologia nasceu da colaboração interdisciplinar com outras áreas da medicina. A prevalência substancial de perda auditiva observada na população veterana após a Segunda Guerra Mundial deu o impulso inicial e inspirou a criação desta nova área, a Audiologia. 

A Amplifon, criada por Algernon Charles Holland, um ex-oficial das forças especiais britânicas, nasceu nesse período, no ano de 1950, em Milão, precisamente com a finalidade de apoiar aqueles que ficaram com perda de audição devido ao conflito. Ao longo dos anos, a Amplifon construiu um sólido relacionamento com os profissionais de saúde e os seus clientes, tendo mais tarde conseguido estabelecer uma presença global.

Em 1952 era então fundada a International Society of Audiology (ISA) com o objetivo de "facilitar o conhecimento, a proteção e a reabilitação da audição humana" e de "servir como defensora da profissão e das pessoas com diminuição auditiva em todo o mundo." Esta entidade é ainda hoje a principal defensora e dinamizadora da área da Audiologia e da profissão de Audiologista no mundo.

Audiologista
...avaliação e diagnóstico, tratamento não médico e reabilitação de pessoas com perturbações auditivas

O que faz um Audiologista?

O Audiologista é o profissional de saúde autónomo especializado na identificação, avaliação e diagnóstico, tratamento não médico e reabilitação de pessoas com perturbações auditivas e ou do equilíbrio.

O Audiologista está habilitado para as seguintes principais funções:

  • Utilização de técnicas acústicas, psicoacústicas e electrofisiológicas, em crianças e adultos, a fim de estudar a funcionalidade e contribuir para o diagnóstico de problemas nos sistemas auditivos e vestibular;
  • Realização de ações de prevenção e de rastreios (neonatais, escolares, profissionais e à população em geral), bem como de ações informativas e de sensibilização;
  • Participação em equipas multidisciplinares que visam promover a habilitação/reabilitação de crianças/adultos com diminuição auditiva, através de próteses auditivas ou outros sistemas;
  • Desenvolvimento, em conjunto com o médico Otorrinolaringologista, de programas de reabilitação vestibular (equilíbrio).

Que exames que o Audiologista pode fazer

Estes são os principais exames e diagnósticos que o audiologista se encontra habilitado a realizar:

  • Audiograma Tonal Simples e Vocal 
  • Impedanciometria
  • Otoemissões Acústicas
  • Posturografia
  • Potenciais Evocados Auditivos e Otolíticos 
  • Testes Supraliminares
  • Timpanograma  
  • Videonistagmografia

A avaliação auditiva que realizamos na Minisom é composta por uma série de testes que avaliam a sua capacidade de captar a fala e os sons em diversos tipos de ambientes. É gratuita e pode ser realizada em todos os centros auditivos Minisom em Portugal. Aproveite a ocasião para esclarecer dúvidas junto dos nossos audiologistas e obter conselhos sobre como cuidar e proteger diariamente a sua audição. 

Audiologista a colocar aparelho auditivo no ouvido de cliente
Quando procurar um audiologista?

A perda de audição ou perda auditiva não tem idade e em 90% dos casos é considerada um fenómeno natural que ocorre, naturalmente, com o evoluir da idade. É discreta no início e tende a crescer lentamente, sem que nos apercebermos. Para ser diagnosticada precocemente, a partir dos 50 anos de idade, é importante realizar um rastreio auditivo preventivo anual.

Se os sinais de perda auditiva já são evidentes, deve realizar um rastreio auditivo completo o mais rapidamente possível. Os nossos audiologistas estão disponíveis para fazer uma avaliação auditiva completa a todos os portugueses, grátis e sem compromisso, em qualquer um dos nossos centros auditivos em Portugal.

Audiologistas perto de mim

Para verificar o estado da sua audição ou para ouvir melhor, aconselhe-se com um profissional de saúde como, por exemplo, com um dos audiologistas da Minisom. Estão devidamente habilitados a oferecer-lhe todo o apoio, aconselhamento, assistência e os cuidados de reabilitação auditiva que possa precisar. 

Os exames e o diagnóstico final são gratuitos e, se necessitar, pode experimentar uma solução auditiva, grátis e sem compromisso, durante 30 dias.

Marcar Exame Grátis
Audiologista com clientes num centro auditivo
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro