Ouvido entupido: como tirar a água do ouvido?

Água nos ouvidos é algo comum, tanto na piscina, como no mar ou no chuveiro. Descubra como tirá-la.
Oct, 08, 2021

Ouvido entupido com água: um problema comum

Quando a temperatura sobe, um banho ou mergulho numa praia, rio ou piscina é uma solução bastante eficaz, pois refresca de imediato o corpo. Mas quem nunca saiu da água com a incómoda sensação do ouvido entupido de água? Algo que também pode acontecer a quem pratica desportos de água (como a natação ou o surf) ou simplesmente ao tomar um duche em casa.

Normalmente, a água que entra pelo canal auditivo, não tendo como ficar retida, acabará por sair naturalmente. Mas às vezes torna-se necessário dar um “empurrãozinho” para que saia mais rapidamente. 

Na hora de retirar água do ouvido, saiba que é fundamental recorrer a métodos simples e não invasivos para não colocar a audição em perigo.

Como posso saber se é água que tenho no ouvido?

Se a sensação de ter um líquido a movimentar-se no canal auditivo surge logo após o contacto com a água, ao mergulhar ou no decorrer de um duche, por exemplo, a probabilidade de ter o ouvido entupido com água é grande. 

Os principais sintomas da entrada de água no ouvido, além da sensação incómoda, são a perda de audição, de equilíbrio e, por vezes, também de dor.

Se a sensação de ouvido entupido for anterior ao contacto com a água deve consultar um médico especialista rapidamente, pois poderá tratar-se de uma infeção que, no caso, deverá ser tratada rapidamente.

Quando ir ao médico?
Se a água não sair (...) e principalmente se tiver dor, o correto será ir a um otorrinolaringologista...

Como tirar água do ouvido?

Alguns truques podem ajudar a tirar água do ouvido mais facilmente:

  • Inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, segurar o máximo de ar com a boca e fazer movimentos com a cabeça, desde a posição natural da cabeça até perto do ombro.
  • Colocar no ouvido entupido, sem forçar, a ponta de um toalha ou lenço de papel para absorver a água em excesso.
  • Vire para baixo o ouvido entupido e puxe levemente a orelha em várias direções.
  • Provocar um bocejo e simular a mastigação também pode ajudar a tirar água do ouvido.

Quando estas medidas não funcionam ou existem sintomas como dor no ouvido ou saída de secreção, deverá consultar um otorrinolaringologista rapidamente para que este possa executar ou prescrever o tratamento mais adequado.

A água nos ouvidos de crianças e bebés

Nas crianças e em bebés a água no ouvido torna-se mais perigosa na medida em que, se não sair, pode causar inflamações mais rapidamente, porque a tuba auditiva é mais curta e o sistema imunológico não está totalmente desenvolvido.

A forma mais segura de tirar água do ouvido de crianças e bebés é secar o ouvido com uma toalha suave. Porém, caso o desconforto continue por mais de um dia, deve consultar um pediatra para evitar o desenvolvimento de infeção.

Para evitar que a água entre nos ouvidos de crianças e bebés poderá colocar um pedaço de algodão nas orelhas, de forma a tapar o ouvido, e aplicar por cima um pouco de vaselina. A gordura presente no creme impedirá que a água entre com facilidade no canal auditivo.

Além disso, sempre que forem para uma piscina ou praia, poderão utilizar protetores auriculares à prova de água ou colocar uma touca de banho sobre os ouvidos.

Ouvido de nadador: sintomas

Criança mergulha numa piscina

O chamado "ouvido de nadador" é uma infeção do canal auditivo externo, que vai do tímpano para a parte exterior da cabeça. É frequentemente provocado pela água que fica no ouvido após nadar, criando um ambiente húmido que propicia o crescimento bacteriano.

Os sintomas do "ouvido de nadador" são geralmente leves no início, mas podem piorar se a infeção não for tratada ou se ela se alastrar. Eis os principais:

  • Comichão no canal auditivo.
  • Leve vermelhidão dentro do ouvido.
  • Leve desconforto que piora quando se puxa a orelha ou quando se empurra a "saliência" na parte frontal do ouvido.
  • Pequena secreção de líquido claro e inodoro.

Como evitar que a água entre nos ouvidos

Não existe uma fórmula específica para evitar a entrada de água nos ouvidos. Contudo, algumas ações básicas podem ajudar a diminuir a probabilidade da entrada de água para o canal auditivo, desde logo a utilização de protetores auditivos à prova de água. 

Para proteger os ouvidos durante a prática de natação ou de desportos aquáticos, especialmente para pessoas com tendência para criarem infeções mais facilmente, é pois  fundamental a utilização de protetores auriculares ou tampões à prova de água

Saiba também que deve evitar a remoção excessiva da cera do ouvido, uma vez que esta também ajuda a impedir a entrada de água no ouvido.

Quando ir ao médico?

Se a água não sair naturalmente do canal auditivo passados poucos dias, e principalmente se tiver dor nos ouvidos, o mais correto será ir a um otorrinolaringologista para que possam ser observados os seus ouvidos e a situação devidamente tratada. 

Em circunstância alguma deve realizar outro tipo de procedimentos alternativos que não os recomendados. Usar água oxigenada, água quente, vinagre ou álcool, não são formas seguras de retirar água dos ouvidos e podem mesmo aumentar o risco de infeção ou provocar complicações, por vezes irreversíveis, em termos da sua saúde auditiva. 

O uso de objetos pontiagudos, como cotonetes, também são desaconselhados.

Cuide da sua audição

A audição é um sentido precioso, que deve cuidar sempre muito bem. Se quiser saber se está a ouvir o normal ou se desconfia que tem algum tipo de perda auditiva, saiba que os audiologistas da Minisom possuem equipamentos de última geração capazes de avaliar com precisão o estado da sua saúde auditiva.

Os exames e o diagnóstico final são grátis.

Marcar Exame Grátis
Senhora sénior a tocar piano para criança ambas a rir
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro