Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Ouvido entupido: como fazer para tirar a água do ouvido?

A água que entra nos ouvidos é um fenómeno comum. Descubra como desentupir o ouvido de forma rápida.
Jul, 18, 2023

Ouvido entupido com água: O que fazer?

A água que entra pelo canal auditivo, não tendo como ficar retida, acabará por sair naturalmente. No entanto, às vezes, torna-se necessário dar um “empurrãozinho” para que saia mais rapidamente.

Na hora de retirar água do ouvido, saiba que é fundamental recorrer a métodos simples e não invasivos para não colocar a audição em perigo.

Conhece a nossa gama de protetores auriculares, inclusive para a água? Descubra aqui
Criança mergulha numa piscina

Ouvido de nadador: sintomas

O chamado "ouvido de nadador" é uma infeção do canal auditivo externo, que vai do tímpano para a parte exterior da cabeça. É frequentemente provocado pela água que fica no ouvido após nadar, criando um ambiente húmido que propicia o crescimento bacteriano.

Os sintomas do "ouvido de nadador" são geralmente leves no início, mas podem piorar se a infeção não for tratada ou se ela se alastrar. Eis os principais:

  • Comichão no canal auditivo.
  • Leve vermelhidão dentro do ouvido.
  • Leve desconforto que piora quando se puxa a orelha ou quando se empurra a "saliência" na parte frontal do ouvido.
  • Pequena secreção de líquido claro e inodoro.

As dúvidas mais frequentes:

Sensação de água no ouvido?

Se a sensação de ter o ouvido entupido com líquido surge logo após o contacto com a água, ao mergulhar ou no decorrer de um duche, por exemplo, a probabilidade de ter o ouvido entupido com água é grande. 

Os principais sintomas da entrada de água no ouvido, além da sensação incómoda de ouvido entupido, são a perda de audição e de equilíbrio e, por vezes, também de dor.

Se a sensação de ouvido entupido for anterior ao contacto com a água deve consultar um médico especialista rapidamente, pois poderá tratar-se de uma infeção.

Como evitar que a água entre nos ouvidos?

Não existe uma fórmula específica para evitar a entrada de água nos ouvidos. Contudo, algumas ações básicas podem ajudar a diminuir a probabilidade da entrada de água no canal auditivo, desde logo a utilização de protetores auditivos à prova de água

Saiba também que deve evitar a remoção excessiva da cera do ouvido, uma vez que esta também ajuda a impedir a entrada de água no ouvido.

Como fazer para tirar água do ouvido?

Alguns truques podem ajudar a tirar água do ouvido mais facilmente:

  • Inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, segurar o máximo de ar com a boca e fazer movimentos com a cabeça, desde a posição natural da cabeça até perto do ombro.
  • Colocar no ouvido entupido, sem forçar, a ponta de um toalha ou lenço de papel para absorver a água.
  • Vire para baixo o ouvido entupido e puxe levemente a orelha em várias direções.
  • Provocar um bocejo e simular a mastigação também pode ajudar a tirar água do ouvido.

Quando estas medidas não funcionam ou existem sintomas como dor no ouvido ou saída de secreção, deverá consultar um otorrinolaringologista.

Quando deve ir ao médico?

Se a água não sair naturalmente do canal auditivo em poucos dias e, principalmente, se tiver dor nos ouvidos, o mais correto será ir a um otorrinolaringologista. 

Em circunstância alguma deve realizar outro tipo de procedimentos alternativos que não os recomendados. Usar água oxigenada, água quente, vinagre ou álcool não são formas seguras de retirar água dos ouvidos e podem aumentar o risco de infeção ou provocar complicações, por vezes irreversíveis. 

O uso de objetos pontiagudos, como cotonetes, também é desaconselhado.

A água nos ouvidos de crianças e bebés

Nas crianças e em bebés os ouvidos entupidos com água são mais perigos, pois podem dar origem a infeções. Para evitar que a água entre nos ouvidos poderá colocar um pouco de vaselina num pedaço de algodão e colocá-lo nos ouvidos, de forma a tapar a entrada do canal auditivo.

Poderão igualmente utilizar protetores auriculares à prova de água, padronizados ou personalizados (no caso das crianças estes são os mais aconselhados) ou colocar uma touca de banho sobre a cabeça e os ouvidos. A forma mais segura de tirar água do ouvido de crianças e bebés é com uma toalha suave.

Porém, em caso de queixas ou se o desconforto se prolongar por vários dias, deve consultar um pediatra ou otorrinolaringologista para evitar o desenvolvimento de infeções nos ouvidos, como é o caso das otites.

Cuide da sua audição! Marcar Consulta Grátis
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.