Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Tonturas como sintomas da Covid-19

Estudos apontam que a Covid-19 também pode causar tonturas e vertigens.
Sep, 02, 2021

Os sintomas Covid-19 que afetam a audição

À medida que a pandemia avança e que a ciência conhece melhor este novo coronavírus, novos sintomas do Covid-19 vão sendo também descobertos e revelados.

À longa lista já conhecida e que inclui, por exemplo, pressão nos ouvidos, sensação de ouvido entupido ou abafado e a perda auditiva, surgem agora novos sintomas relatados por muitos doentes infetados com Covid-19 um pouco por todo o mundo. 

(...) após uma infeção por Covid-19, a realização de exames auditivos são recomendados.

Vertigem e tontura como possíveis sintomas Covid-19

A associação entre uma infeção por coronavírus e problemas de vertigem e tonturas foi revelada recentemente num estudo conduzido pela Universidade de Manchester e pelo Centro de Pesquisa Biomédica de Manchester, no Reino Unido. Resultados desta pesquisa, publicados no "International Journal of Audiology", concluíram que a prevalência de vertigens e tonturas em pacientes com Covid-19 é de 7,2%. O mesmo estudo indicou também que 7,6% das pessoas infetadas com SARS-CoV-2 sofrem de perda auditiva e que 14,8% sofrem de tinnitus, acufenos ou de zumbidos no ouvido.

Kevin Munro, um dos autores do estudo, refere inclusive que “Em alguns casos, pacientes relatam que os sintomas persistem após efetuarem um teste negativo para SARS-CoV-2, enquanto que noutros as vertigens e as tonturas diminuíram ou até mesmo desapareceram”.

Contudo, atualmente ainda existem muitas incógnitas. Os investigadores reconhecem que não é claro se os problemas auditivos são provocados diretamente pelo coronavírus ou por outros fatores, como alguns tratamentos mais intensivos e agressivos que são administrados aos pacientes. 

Em todo o caso, na presença dos sintomas descritos e após uma infeção por Covid-19, a realização de exames auditivos são recomendados.

Casal com máscara na cara passeia num jardim

Esteja alerta - cuide da sua audição

A audição é um sentido precioso, que deve cuidar sempre muito bem. Se quiser saber se está a ouvir o normal ou se desconfia que tem algum tipo de perda auditiva, saiba que os audiologistas da Minisom possuem equipamentos de última geração capazes de avaliar com precisão o estado da sua saúde auditiva.

Os exames e o diagnóstico final são grátis.

Marcar Exame Grátis

Tonturas e náuseas após vacina Covid-19

A tontura já é considerada um efeito colateral comum do Covid-19. No entanto, ainda não se sabe ao certo se os episódios temporários de tontura, vertigem e náuseas que se têm verificado em algumas pessoas, após a toma da vacina da Covid-19, possam estar diretamente relacionados com a administração da mesma.

Em boa verdade, uma tontura após a administração de uma qualquer vacina pode ocorrer ocasionalmente e ser um sintoma de uma reação alérgica ou a resposta natural do organismo num momento de maior ansiedade, como é o caso da toma da vacina da Covid-19.

Labirintite como sintoma do coronavírus?

A relação entre a Covid-19 e a perda auditiva, o zumbido e, mais recentemente, as tonturas e náuseas tem levado muitas pessoas a questionarem-se sobre se a labirintite, que envolve inflamação do ouvido interno, também pode ser um sintoma do coronavírus.

Por ora, não foi encontrada nenhuma evidência científica que comprove que a labirintite é um sintoma da infeção por coronavírus. Contudo, se já esteve infetado e desconfia que tem sintomas compatíveis com os de uma labirintite, aconselhamos a marcação de uma consulta num otorrinolaringologista.

Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.