A otite é uma inflamação do ouvido causada por vírus ou bactérias. Pode ocorrer no ouvido externo, médio ou interno e é muito comum em crianças, mas também pode afetar os adultos, sobretudo após constipações, mergulhos ou acumulação de cerume.
Embora muitas otites desapareçam em poucos dias, outras podem causar dor intensa, ouvido tapado, febre, zumbido e, até, perda auditiva temporária.
Os sinais mais frequentes incluem:
Muitas pessoas perguntam: “É possível ter otite sem febre?”
Sim. Em adultos, a otite sem febre é comum e manifesta-se sobretudo como dor e ouvido tapado.
Esta é uma das perguntas mais pesquisadas e a resposta depende do tipo de otite:
Se a dor não melhorar após 48 horas, procure ajuda médica. Como a otite pode provocar diminuição temporária da audição, é recomendável fazer um teste auditivo, que é gratuito na Minisom, se os sintomas persistirem.
As causas mais frequentes incluem:
Independentemente da sua idade, deve realizar exames auditivos regularmente. Os nossos audiologistas credenciados podem ajudar.
A otite média é a doença mais comum do ouvido. Afeta pelo menos um em cada quatro jovens e aproximadamente 75% dos casos ocorrem em crianças com menos de dez anos. Bebés entre 6 e 15 meses são muito afetados e os adultos também podem sofrer de otite média.
As causas que determinam a inflamação devem-se à ação de bactérias ou vírus (principalmente o Streptococco Pneumoniae, Haemophilus Influenzae e Moraxella Catarrhalis) que se desenvolvem na trompa de Eustáquio ou, mas raramente, se propagam pela via sanguínea ou linfática.
A maioria dos casos de otite média melhora em poucos dias, mas nos casos graves o tímpano pode perfurar e drenar pus.
Se uma otite média não desaparecer ou melhorar significativamente numa semana, entre em contato com um médico para uma observação mais atenta.
A otite externa, também conhecida como “ouvido de nadador”, é uma inflamação dolorosa do ouvido externo e é reconhecida pela inflamação da pele do canal auditivo. A otite externa é particularmente comum em entusiastas de atividades na água (natação, mergulho, surf, etc), uma vez que em ambientes húmidos a cera protege menos o ouvido. Nestas circunstâncias, as bactérias e os fungos crescem mais rapidamente e podem causar inflamação.
A otite externa pode causar febre e dor intensa nos ouvidos, a chamada otite externa focalizada, mas com tratamento os sintomas devem desaparecer em poucos dias.
A otite externa também pode ocorrer quando um folículo piloso do ouvido é infetado por bactérias, que evolui e forma uma bolha. Nestes casos o melhor é pedir ajuda ou conselho de um médico, para não espalhar a infeção para outros lugares, nomeadamente para o tímpano.
A otite serosa consiste na presença de líquido seroso ou mucoso por trás do tímpano, nas cavidades do ouvido médio, sem que haja sinais inflamatórios agudos, como febre ou dor. A sintomatologia mais frequente da otite serosa é a diminuição da audição, a sensação de ouvido tapado e os zumbidos.
A otite serosa é uma das causas mais frequentes de surdez infantil, mas se tratada atempadamente é reversível, ocorrendo a recuperação total da audição. No entanto, a persistência da otite serosa não sujeita a tratamento pode evoluir para uma surdez definitiva, pela libertação de mediadores inflamatórios tóxicos para o ouvido.
Nas crianças, as causas principais da otite serosa são a disfunção da trompa de Eustáquio, uma inflamação crónica da mucosa do ouvido médio (em resposta à presença de uma ou várias bactérias) e episódios infeciosos agudos repetidos.
Existem algumas medidas seguras:
Evite soluções caseiras como gotas de azeite pois podem piorar a infeção.
Antes de qualquer tratamento para a otite, é necessário primeiro que o seu médico ou otorrinolaringologista identifique as causas e a forma de otite em questão para prescrever o tratamento mais adequado.
O tratamento das infeções de ouvido é adaptado de acordo com a idade da pessoa afetada, normalmente à base de anti-inflamatórios ou antibióticos.
Em casos mais graves e recorrentes, e principalmente nas crianças, a cirurgia pode ser recomendada para remover o fluido do ouvido médio e promover o seu arejamento e secagem. Em caso de dúvidas, aconselhamos a consultar o seu médico assistente ou um médico otorrinolaringologista.
Crianças são mais vulneráveis a otites porque a trompa de Eustáquio é mais curta e horizontal, facilitando a entrada de vírus/bactérias.
Sinais mais comuns nas crianças: