Sintomas da Labirintite

Tonturas, perda de audição e vertigens

A labirintite manifesta-se mais frequentemente através dos seguintes sintomas: vertigens e tonturas, desequilíbrio, perda auditiva, zumbido no ouvido, acufenos ou tinnitus, dor nos ouvidos, náuseas e vómitos, corrimento de pus, entre outros. Os sintomas normalmente duram alguns dias a várias semanas, mas nos casos particularmente graves podem persistir por meses ou até mesmo anos.

As principais manifestações sintomáticas

Independentemente do tipo, a labirintite geralmente apresenta sintomas comuns e os principais são os seguintes: 

Vertigens

São o principal sintoma da labirintite e podem, às vezes, causar desequilíbrio impossibilitando os movimentos da pessoa afetada. Frequentemente, essa sensação é acompanhada por náuseas e vómitos.

Zumbido

Geralmente é causado por uma pressão anormal sobre as células ciliadas no ouvido interno.

Surdez

Pode afetar apenas um ouvido ou ambos e pode ser parcial ou total, temporária ou permanente.

Saiba que os sintomas geralmente diminuem de intensidade durante o curso da doença. As tonturas, por exemplo, são mais frequentes e fortes no início, mas vão diminuindo de intensidade ao longo do tempo. 

Note que o alívio dos sintomas não deve levar a conclusões erróneas ou à interrupção do tratamento, pois não significam necessariamente que a infeção ou a labirintite tenham desaparecido.

Lembre-se que é muito importante consultar um otorrinolaringologista sempre que exista uma suspeita de labirintite, pois se esta não for tratada rapidamente pode vir a comprometer a sua audição. Quanto mais cedo um diagnóstico claro e definido for obtido, mais eficaz e direcionado o tratamento será, logo menos sequelas na sua audição poderá ter no futuro.

Perda de Audição - Hipoacusia

A perda auditiva geralmente ocorre de forma gradual e, na sua fase inicial, é normalmente percebida pelos amigos, colegas de trabalho e pela família.

Saber mais

Perda auditiva é um dos primeiros sinais

Saiba que a perda auditiva é um dos principais e primeiros sinais da labirintite a que deve prestar mais atenção. Por vezes, essa diminuição súbita da capacidade auditiva surge mesmo associada a outra manifestação frequente que é a sensação de apito ou zumbido nos ouvidos. A perda auditiva associada à labirintite é variável e pode permanecer durante semanas, diminuindo significativamente a qualidade de vida da pessoa. Por isso, ao primeiro sinal de diminuição auditiva, deve procurar realizar um rastreio auditivo para que o diagnóstico possa ajudar a perceber quais as causas que estão por trás.

A avaliação auditiva que realizamos na Minisom é composta por uma série de testes que avaliam a sua capacidade de captar a fala e os sons em diversos tipos de ambientes. É gratuita e pode ser realizada em todos os centros auditivos Minisom em Portugal. Durante cerca de 30 minutos, o nosso audiologista irá avaliar a sua audição e posteriormente mostrar e explicar-lhe os resultados obtidos. Aproveite a ocasião para esclarecer dúvidas e obter conselhos sobre como cuidar e proteger a sua audição ou até mesmo sobre as principais doenças que podem afetar os seus ouvidos.

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro