Conheça os motivos que podem causar mau cheiro no ouvido e quais as doenças associadas que podem levar à perda de audição.
São vários os motivos que podem estar relacionados com este sintoma, como otite, infeções no ouvido, excesso de cera, entre outros. O mau cheiro no ouvido é um sinal que o corpo transmite para informar que algo pode não estar bem e que é necessária uma observação mais atenta.
Assim, se está a observar mau cheiro no ouvido há vários dias e, principalmente, se sentir dor, deverá procurar ajuda médica para uma observação mais atenta.
Saiba que os problemas nos ouvidos, se negligenciados e não tratados convenientemente, podem ser prejudicar para a audição e conduzir, em casos mais graves, a tinnitus, zumbidos, acufenos e até mesmo a perda auditiva.
O cerume é um óleo ceroso produzido naturalmente pelas glândulas e folículos pilosos do canal auditivo externo. A cera criada acaba por se deslocar até à abertura do ouvido, onde é naturalmente limpa quando nos lavamos, por exemplo.
O objetivo desta cera é proteger o canal do ouvido de danos causados pela água, corpos estranhos, infeções. A sua presença é necessária, mas quando se acumula pode bloquear o canal auditivo, causar desconforto, perda auditiva e mau cheiro nos ouvidos.
As otites são infeções causadas por vírus ou bactérias. O processo inflamatório subjacente provoca uma acumulação de secreções que provocam mau cheiro, dificultando a sua drenagem a nível das trompas de Eustáquio e causando a sua acumulação, normalmente, no ouvido médio.
A otite é mais frequente em bebés e crianças, mas também pode afetar adultos. Este tipo de infeção está muitas vezes na origem de processos de perda auditiva, pelo que deve ser identificado e tratado o mais rapidamente possível.
Se o tímpano for perfurado por uma qualquer causa, a pessoa, provavelmente, sentirá dor, comichão na região ou até mesmo uma diminuição auditiva.
Além disso, dependendo da dimensão da perfuração, pode ocorrer sangramento e a liberação de secreções pelo canal auditivo, secreções estas que podem causar também o mau cheiro nos ouvidos.
A dermatite é um termo genérico que engloba qualquer condição médica em que ocorra inflamação da pele. Existem múltiplas formas de dermatite, sendo as mais comuns são a dermatite seborreica e a dermatite atópica (eczema).
No caso de ocorrerem no canal auditivo, principalmente a do tipo seborreico, as secreções libertadas são passíveis de serem causadoras de mau cheiro no ouvido.
Mastoidite é uma doença que costuma ocorrer quando uma otite média aguda não tratada, ou inadequadamente tratada, se dissemina do ouvido médio para o osso que o circunda – a apófise mastoide.
A maior parte deste tipo de infeção é causada por bactérias que produzem secreções com odor intenso, provocando assim o mau cheiro nos ouvidos.
Alguns corpos estranhos (areias, poeiras e insetos, por exemplo) podem ficar alojados dentro do ouvido causando dor, comichão e até mesmo libertação de secreções.
Normalmente, os objetos que ficam presos na região são pequenos e quase impercetíveis e, se o organismo não os conseguir expulsar ou se não forem retirados manualmente, eles podem causar irritações e infeções que podem vir a ser prejudiciais a audição da pessoa afetada.
A secreção pode ocorrer devido a infeções no ouvido interno ou externo, a lesões no tímpano ou a feridas causadas pela introdução, voluntária ou involuntária, de corpos estranhos no canal auditivo. Normalmente, a secreção tem mau cheiro e pode ter uma coloração transparente, amarelada ou avermelhada.
Se outros sintomas se manifestarem em simultâneo, como por exemplo dor, zumbido ou perda auditiva a situação deverá ser avaliada rapidamente por um médico otorrinolaringologista.
O tratamento do mau cheiro nos ouvidos pode ser simples ou mais delicado, dependendo sempre das causas que estão por trás. Um médico otorrinolaringologista será sempre o profissional de saúde mais indicado para prescrever o tratamento mais adequado, que pode incluir algum tipo de produto específico para limpeza dos ouvidos, medicação ou até mesmo uma lavagem aos ouvidos em ambiente medicamente assistido.
Após eliminada a causa do mau cheiro nos ouvidos é aconselhável a realização de um exame auditivo para perceber se a saúde auditiva da pessoa foi comprometida.
Na Minisom este exame é gratuito.