O tímpano (ou membrana timpânica) é uma pele fina em forma de cone que se encontra no final do canal auditivo e que determina o início do ouvido médio. O tímpano é extremamente sensível e vibra ao ser atingido por ondas sonoras, que são então transformadas em impulsos nervosos transmitidos ao cérebro. É ao cérebro que depois cabe a função de os descodificar e interpretar como sons.
Diz-se que um tímpano está perfurado quando existe um pequeno rasgo ou orifício na membrana timpânica e que impede o seu normal funcionamento. Quando o tímpano está perfurado a audição é afetada em menor ou maior grau, dependendo da gravidade do dano.
Saiba que o tímpano também tem a função de impedir que elementos externos entrem para o ouvido médio. Se o tímpano estiver perfurado, bactérias e outros microrganismos podem entrar para o ouvido médio e causar infeções que, se não tratadas, podem causar problemas de audição mais graves.
As infeções nos ouvidos são uma das causas mais comuns de perfuração do tímpano, especialmente em crianças. Contudo, o tímpano perfurado pode ser também causado por sons altos e repentinos, uma mudança de pressão atmosférica (ao voar, mergulhar ou a conduzir numa montanha), um corpo estranho que entre para o canal auditivo (por exemplo, um cotonete) ou um trauma sonoro, por exemplo, causado por uma explosão.
Sintomas de tímpano perfurado
Quando ocorre uma lesão ou perfuração no tímpano, os sintomas mais frequentes são: secreção do tímpano, ruído ou zumbido, desconforto ou dor no ouvido, perda de audição no ouvido afetado, fraqueza facial ou tonturas.
Como tratar um tímpano perfurado
O tímpano perfurado tende a cicatrizar por conta própria em cerca de dois meses, sendo que deverá sempre ser observado por um otorrinolaringologista para avaliar o seu caso específico.
O médico pode então sugerir antibióticos para prevenir ou tratar a infeção e analgésicos para aliviar a dor. Durante este período, ambos os ouvidos devem ser mantidos limpos e secos. Assim, ao tomar banho, recomenda-se tapar os ouvidos para evitar a entrada de água.
Timpanoplastia, operação do tímpano
Em casos mais graves, a timpanoplastia é também uma solução a equacionar. Este é um ato cirúrgico que visa reparar uma perfuração do tímpano de maiores dimensões.
São operações realizadas sob anestesia geral que consistem na realização de enxerto de tímpano com tecido retirado do mesmo paciente.
Durante o período de cicatrização, o paciente deve proteger o ouvido da água, não assoar o nariz com força, ter cuidado para não fazer muito esforço e não voar ou praticar atividades que envolvam água.
A cirurgia ao tímpano raramente apresenta complicações, no entanto, em alguns casos, pode ocorrer infeção, tontura ou zumbido.
A audição é um sentido precioso, que deve cuidar sempre muito bem. Se quiser saber se está a ouvir o normal ou se desconfia que tem algum tipo de perda auditiva, saiba que os audiologistas da Minisom possuem equipamentos de última geração capazes de avaliar com precisão o estado da sua saúde auditiva.
Os exames e o diagnóstico final são grátis.