Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Reabilitação Auditiva permite seguir em frente

Conheça a história do campeão de paraciclismo André Soares.
Aug, 02, 2021

Na luta por um prémio no ciclismo

O André Soares tem uma grande paixão, as bicicletas e o ciclismo de estrada. Por um infortúnio da vida, um dia, enquanto dava apoio à sua equipa de ciclismo, é vítima de uma surdez súbita e deixa de ouvir dos dois ouvidos.

Durante cerca de um ano afastou-se do ciclismo, fez vários exames e foi acompanhado por médicos que lhe recomendaram a utilização de aparelhos auditivos para voltar a ouvir e recuperar o seu equilíbrio.

Em boa hora, o André veio ter connosco e executou com sucesso o seu processo de reabilitação auditiva, tendo optado por aparelhos auditivos recarregáveis. “Para mim estes novos aparelhos auditivos da Minisom são os melhores. Com um simples carregamento diário, consigo manter uma vida ativa durante todo o dia. Para além do mais, liberto-me também da preocupação de andar com pilhas extra de reserva e assim consigo foca-me mais no ciclismo”, disse o nosso cliente André Soares.

Reabilitação Auditiva
A maioria das perdas auditivas podem ser reabilitadas, mas a prontidão com que se atua é determinante.

De volta ao ativo

Após a sua reabilitação auditiva, e progressivamente, o André voltou a andar de bicicleta e a treinar com a sua equipa e acaba de ser coroado Campeão Nacional de Contrarrelógio e Vice-campeão Nacional de Fundo na categoria D na modalidade de Paraciclismo.

Muitos parabéns ao André pela coragem e determinação em seguir as suas paixões e por não ter permitido que a perda de audição o impedisse de viver a vida ao máximo e de sonhar.

A Perda auditiva não escolhe idades

Embora as dificuldades auditivas se façam sentir maioritariamente a partir dos 55 anos, a realidade é que elas se manifestam em pessoas de todas as idades. É um facto que a diminuição auditiva agrava normalmente com o avançar da idade, mas, de repente, como no caso do André, qualquer pessoa pode perder a audição por uma qualquer razão que, entretanto, deve ser investigada.

Mais, a OMS já alertou para o aumento do número de jovens com problemas auditivos no mundo, principalmente devido à exposição prolongada a sons de alta intensidade, quer por via da utilização de auscultadores como pela exposição direta em concertos e discotecas.

Algumas das consequências de uma diminuição auditiva prolongada:

  • Quedas e acidentes
    A perda da audição é normalmente associada a um risco maior de quedas e acidentes, não só pela impossibilidade de ouvir mas também porque ela é, muitas vezes, causadora da perda de equilíbrio. Saiba que as pessoas com diminuição auditiva têm quase três vezes mais risco de quedas do que as pessoas com uma audição normal.
  • Declínio cognitivo
    A perda auditiva pode afetar a capacidade cognitiva na medida que os estímulos sonoros deixam de chegar ao cérebro, que assim vê a sua atividade diminuída. Um aparelho auditivo ajuda a retardar o declínio cognitivo na medida que recupera e amplifica os sons, permitindo que o cérebro se mantenha ativo e a funcionar em pleno.
  • Isolamento social
    A dificuldade de ouvir o que as pessoas dizem e de seguir as conversas pode fazer com que a pessoa com problemas auditivos prefira ficar em casa em vez de socializar. Ao ignorar a perda de audição, tenderá a isolar-se e a não participar em encontros familiares ou sociais.
  • Depressão e demência
    A depressão tem muitas vezes origem em problemas de ansiedade, stress e de isolamento social. Em casos mais graves e prolongados, a depressão pode mesmo acabar por se transformar numa demência. Assim, tratar uma perda auditiva permite que a pessoa volte a conviver em sociedade e a comunicar com os seus amigos e familiares, reduzindo riscos de desenvolver outras doenças mais complicadas.
adultos à mesa de casa a comer

Os benefícios de uma reabilitação auditiva bem-sucedida

Os aparelhos auditivos ajudam a melhorar a capacidade auditiva e a recuperar a qualidade de vida dos seus utilizadores e de quem com eles convive. Ao usar uma solução auditiva no dia-a-dia pode voltar a ouvir os sons, a entender a fala das pessoas e a seguir com os seus sonhos e paixões. Benefícios principais que poderá obter:

  • Ouvir e Perceber todas as conversas
  • Melhorar o relacionamento com familiares e amigos
  • Melhorar o humor e estimular a interação social
  • Maior capacidade de concentração
  • Aumento da confiança e de segurança
  • Melhor bem-estar físico e mental em geral

Oiça tudo novamente

Oferecemos-lhe um Diagnóstico Auditivo completo e a possibilidade de experimentar uma das novas Soluções Auditivas, grátis e sem compromisso, até 30 dias. 

Na Minisom, o futuro da reabilitação auditiva é hoje!

Marcar Consulta Grátis
Audiologista com clientes num centro auditivo
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.