Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Os meus aparelhos auditivos são resistentes à água?

O que posso fazer se o meu aparelho auditivo entrar em contacto com a água?
Sep, 09, 2021

Aparelhos auditivos resistentes à água: certificação IP

IP é o padrão internacional que certifica a impermeabilidade dos produtos eletrónicos, incluindo os aparelhos auditivos. Ou seja, define o quanto um aparelho auditivo é protegido contra poeira e água, de acordo com o padrão internacional IEC 60529. O primeiro número na classificação IP indica o nível de proteção contra a poeira, na escala de 1 a 6, e o segundo contra a água, na escala de 1 a 8.

Como sei se o meu aparelho auditivo é resistente à água?

Para saber se o seu aparelho auditivo é resistente à água, procure o código IP na ficha do produto ou no manual de instruções que vem dentro da embalagem original.

Se mesmo assim tiver dificuldades em encontrar a resposta, o seu audiologista Minisom poderá fornecer-lhe informações sobre o grau de resistência à água dos seus aparelhos auditivos.

Aparelhos auditivos IP 68
Têm uma resistência de aproximadamente 30 minutos até cerca de 1,5 metros de profundidade.
  • Os aparelhos auditivos resistentes à água são mais caros?

Os aparelhos auditivos com certificação IP 68 fazem parte de uma nova geração de equipamentos que integram um nano revestimento especial, tanto por dentro como por fora. Assim, o utilizador não tem de se preocupar com suor, chuva ou pingos de água. Contudo, esta tecnologia é um pouco mais cara do que a tradicional.

  • Aparelhos auditivos especiais para natação

Os aparelhos auditivos com certificação IP 68 têm uma resistência de aproximadamente 30 minutos até cerca de 1,5 metros de profundidade. Porém, isso não significa que possam ser usados regularmente dentro de água, principalmente se for água do mar, uma vez que podem ficar irreversivelmente danificados.

  • A chuva danificará meu aparelho auditivo?

Quer seja chuva, suor, vapor ou água a humidade em geral é considerada o inimigo número um para a maioria dos aparelhos auditivos. No caso de aparelhos auditivos com certificação IP68, o risco de danos provocados pela humidade é consideravelmente mais baixo.

  • Secar adequadamente os aparelhos auditivos

Para secar eficazmente aparelhos auditivos com humidade, o método mais conveniente e aconselhado é usar um desumidificador de aparelhos auditivos. Existem vários tipos no mercado, desde caixas de secagem, pastilhas secantes ou sprays, que pode adquirir em qualquer centro auditivo Minisom. 

 

adultos à mesa de casa a comer

O aparelho auditivo molhou-se: O que posso fazer?

Se o seu aparelho auditivo tiver entrado em contacto com água ou se esteve num local particularmente húmido, pode ser suficiente secá-lo com um pano. A maioria dos aparelhos auditivos com certificação IP68 suporta o contacto com a água e resiste se for submerso, em águas de pouca profundidade, graças às tecnologias de nano revestimento.

No entanto, é fundamental agir o mais rápido possível para evitar danos. Estes são os principais procedimentos que deve ter em conta: 

  • Desligue os aparelhos imediatamente
  • Remova as pilhas e seque-as com um pano
  • Agite suavemente os aparelhos auditivos para remover o resto de água
  • Coloque os aparelhos auditivos sobre um jornal, num local quente (não expor diretamente ao sol) e seco com o compartimento da bateria aberto
  • O uso de secadores de cabelo ou radiadores não é recomendado

Nova Geração de Aparelhos Auditivos Amplifon

A Minisom passou a disponibilizar uma nova geração de soluções auditivas topo de gama, com vários graus de proteção IP, que vão exceder as expectativas dos portugueses.

Os novos aparelhos auditivos Amplifon não só integram a mais recente tecnologia, como também se adaptam às preferências pessoais e aos estilos de vida dos seus utilizadores.

São 4 as novas linhas de aparelhos auditivos Amplifon que convidamos a conhecer em maior detalhe: ampli-mini, ampli-energy, ampli-connect e ampli-easy

Na Minisom, o futuro da reabilitação auditiva é hoje!

Marcar Consulta Grátis
Novas linhas de aparelhos auditivos Amplifon: ampli-mini, ampli-energy, ampli-connect e ampli-easy.
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.