Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Graus e tipos de surdez

Os melhores aparelhos auditivos para cada tipo de perda auditiva.
Aug, 30, 2021

Graus de perda auditiva

A perda auditiva é medida em relação aos padrões de audição normal, em função da idade e do sexo de uma pessoa. Na Minisom o grau de perda auditiva é aferido por audiologistas, em ambiente controlado e com equipamento específico, que apuram o nível de audição de cada ouvido, em diferentes frequências e intensidades sonoras. 

São cinco os graus de perda auditiva, medidos em decibéis. A saber:

  • Até 20 db: Considerada uma audição normal
  • Entre 21 e 40 db: Perda auditiva ligeira
  • Entre 41 e 60 db: Perda auditiva moderada
  • Entre 61 e 90 db: Perda auditiva severa
  • + de 91 db: Perda auditiva profunda

Tipos de perdas auditivas

Existem três tipos principais de perda auditiva, que podem afetar apenas um ouvido ou ambos, e podem ter várias causas diferentes.

Perda auditiva condutiva

A perda auditiva condutiva é um dos tipos mais comuns e ocorre no ouvido externo ou médio e na maioria das vezes resulta de um bloqueio no canal auditivo que torna mais difícil todo o processo da audição. Algumas causas possíveis são o excesso de cera, ouvido de nadador ou o tímpano perfurado. A perda auditiva condutora geralmente é medicamente tratável e na maioria das vezes é completamente curável.

Perda auditiva neurossensorial

A perda auditiva neurossensorial verifica-se quando existe um dano no ouvido interno, normalmente nas células ciliadas. Contudo, também pode ter originada por danos nos nervos que conduzem o som ao cérebro. As causas principais são o envelhecimento natural do organismo, fatores genéticos, quimioterapia e a exposição a ruídos altos. A perda auditiva neurossensorial pode ser tratada com recurso a equipamentos tecnológicos, como aparelhos auditivos.

Perda auditiva mista

A perda de audição mista é uma combinação dos outros dois tipos de perda auditiva, condutiva e neurossensorial. Embora a parte condutora da perda auditiva possa ser tratada medicamente, a parte neurossensorial será sempre compensada através da utilização de aparelhos auditivos.

Aparelhos auditivos ITE, RIC ou BTE?

Os aparelhos auditivos são pequenos dispositivos eletrónicos que permitem que pessoas com perda auditiva recuperem parte ou a totalidade da sua audição. Existem vários modelos que se diferenciam em função das suas características e tecnologia, posicionamento e tamanho, mas também do seu preço.

Na Minisom sabemos que cada pessoa é diferente, por isso as nossas soluções auditivas também o são. Quase invisíveis, a pilhas ou recarregáveis e com várias cores, temos novos modelos de aparelhos auditivos com a mais recente tecnologia dos tipos dentro do ouvido (ITE), com recetor no canal auditivo (RIC), atrás da orelha (BTE) e aparelhos auditivos para tratamento de Tinnitus.

Aparelhos auditivos intra-auriculares (ITE)

Os aparelhos auditivos ITE são feitos sob medida para se ajustarem ao formato e ao tamanho do seu canal auditivo. É uma excelente solução do ponto de vista estético e de conforto, uma vez que são inseridos dentro do ouvido e, portanto, praticamente invisíveis a olho nu. 

Este tipo de aparelho auditivo é adequado para pessoas com perdas auditivas leves a moderadas. 

Vantagens: Graças ao seu tamanho pequeno, são leves e confortáveis e destinam-se a pessoas que se preocupam mais com a aparência e que desejam uma solução quase invisível. Têm uma série de vantagens: são muito discretos, transmitem um som claro e natural e são muito confortáveis, especialmente para utilizadores que tenham óculos ou pratiquem com frequência desporto. 

Aparelhos auditivos com recetor no canal auditivo

Os aparelhos auditivos com recetor no canal RIC são uma solução auditiva retroauricular que não requer um molde feito sob medida. Graças a um fio fino e discreto, o som é direcionado diretamente para o auricular que está no canal auditivo.

Este tipo de aparelho auditivo é uma boa solução para pessoas com perda auditiva moderada a severa. 

Vantagens: Os aparelhos auditivos RIC são desenhados de forma a deslizarem completamente atrás da orelha, para um resultado quase invisível. A personalização das cores do aparelho, torna-o ainda mais discreto, podendo ser combinado com a cor da pele ou do cabelo do seu utilizador. São de fácil colocação, apenas necessitará de uma mão para o posicionar no local certo e podem ser recarregáveis.

Aparelhos auditivos retroauriculares (BTE)

Assim como os aparelhos com recetor no canal auditivo, os BTE também são retroauriculares, pelo que se colocam atrás da orelha. Possuem um tubo fino e transparente, que conduz o som para dentro do ouvido através de um molde personalizado, e botões de controlo facilmente acessíveis. 

Os aparelhos auditivos BTE são adequados para todos os tipo de perda auditiva, mas são uma solução particularmente útil para pessoas cujos canais auditivos particularmente pequenos ou que tenham menos destreza para usar aparelhos. 

Vantagens: Combinam discrição, graças a uma gama de cores que se adapta ao tom da pele e do cabelo, com a maior facilidade de utilização e de manutenção, sendo que também possuem um maior poder de amplificação e as pilhas duram normalmente mais tempo.

Caixa APE com uma mão a segurar aparelho auditivo

Qual o melhor aparelho auditivo para si?

Se sente uma diminuição na sua capacidade auditiva, sem dúvida que a utilização de aparelhos auditivos pode ser muito eficaz. Mas o primeiro passo é realizar um exame auditivo.

Em função do Grau e do Tipo de perda, os nossos audiologistas irão apresentar-lhe as soluções mais adequadas e juntos tomarão a decisão certa, rumo a todo um novo mundo de sons.

Nova Geração de Aparelhos Auditivos Amplifon

A Minisom passou a disponibilizar uma nova geração de soluções auditivas topo de gama, que vão exceder as necessidades e as expectativas dos portugueses.

Os nossos novos aparelhos auditivos integram a mais recente tecnologia e respondem eficazmente a todas as necessidades em termos de audição, mas também às preferências pessoais e estilos de vida dos seus utilizadores.

São 4 as novas linhas de aparelhos auditivos Amplifon que convidamos a conhecer em maior detalhe: ampli-mini, ampli-energy, ampli-connect e ampli-easy

Na Minisom, o futuro da reabilitação auditiva é hoje!

Marcar Exame Grátis
Novas linhas de aparelhos auditivos Amplifon: ampli-mini, ampli-energy, ampli-connect e ampli-easy.
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.