Chegámos a Vale de Cambra! Faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Borbulhas no ouvido

Como são formadas borbulhas e cravos na orelha e no ouvido?
Nov, 29, 2021

Como se formam as borbulhas no ouvido?

As incómodas borbulhas que aparecem no nariz e na testa são conhecidas de todos. No entanto, se elas ocorrerem dentro ou atrás do ouvido e na orelha saiba que se podem tornar particularmente dolorosas. Além da inflamação que podem causar, as borbulhas no ouvido também podem causar dor de ouvido, perda de audição e dor na mandíbula. 

Para utilizadores de aparelhos auditivos ou para quem utilize com frequência auriculares ou auscultadores, as borbulhas na orelha ou no ouvido podem tornar-se particularmente incomodativas e dolorosas. 

A causa mais comum das borbulhas no ouvido é a acumulação da cera produzida pelo ouvido. Em excesso, a cera no canal auditivo acaba por obstruir os poros da pele, resultando em pequenas borbulhas de pus em diferentes áreas do ouvido. Contudo, hábitos alimentares e alterações hormonais também estão muitas vezes na origem do aparecimento de borbulhas e cravos no ouvido ou na orelha.

Como evitar borbulhas e cravos na orelha

A formação de borbulhas e cravos nas orelhas ou nos ouvidos pode ser evitada e existem várias formas de prevenir o seu aparecimento, sendo que a mais relevante é a correta limpeza frequente das orelhas com água morna e uma toalha. 

Dê uma atenção especial aos seus ouvidos ao tomar banho e ao lavar o cabelo, use a toalha para os secar e remover a eventual cera que possa ter-se acumulado. É importante garantir que a cera não volta a entrar no canal auditivo durante o processo. Lembre-se que o uso de cotonetes também deve ser evitado, pelo que uma pequena bola de algodão pode cumprir a mesma função.

Além disso, lembre-se que todos os objetos que entram em contato com as orelhas e os ouvidos, como os telemóveis ou um simples chapéu, devem ser higienizados regularmente. 

Os utilizadores de aparelhos auditivos devem ter o cuidado especial de os limpar e desumidificar com frequência, evitando assim a propagação da sujidade e das bactérias.

… os objetos que entram em contato com as orelhas e os ouvidos (…) devem ser higienizados regularmente.

Espremer borbulhas - posso ou não posso?

Não é recomendável espremer borbulhas e cravos que estejam dentro da orelha. Pode piorar a situação, provocar uma inflamação e se o líquido purulento entrar para o canal auditivo podem surgir complicações. Se tiver espremido ou rebentado uma borbulha, deve limpar de imediato a orelha e o ouvido.

Borbulhas em diferentes partes do ouvido

Borbulhas na orelha ou no pavilhão auricular

Se a borbulha estiver do lado de fora da orelha ou dentro do ouvido, ela não deve ser espremida. Se incomodar muito, pode solicitar a remoção da borbulha a um médico otorrinolaringologista.

Borbulhas no lóbulo da orelha

Existem muitas glândulas sebáceas no lóbulo da orelha que podem causar a obstrução dos poros. O uso de brincos muitas vezes pode causar grande stress na pele e desencadear o crescimento de borbulhas perto ou no lóbulo da orelha.

Borbulhas no canal auditivo

As borbulhas são particularmente incomodativas no canal auditivo e podem ser acompanhadas de dor de ouvido. É importante que as borbulhas não sejam espremidas com as unhas, cotonetes ou outros utensílios. Na verdade, isso pode fazer com que o fluido purulento penetre ainda mais nos poros e cause novas infeções em áreas contiguas.

Borbulhas na cartilagem da orelha

Suor, sujidade e bactérias podem acumular-se nas dobras da cartilagem da orelha. O resultado pode levar à formação de borbulhas. A utilização de auriculares e auscultadores pode contribuir para esse processo, permitindo que a humidade se acumule e as bactérias assim se desenvolvam.

Cravos na orelha

Os cravos são menores e mais robustos do que as borbulhas, tornando o seu tratamento mais complexo. Não deve tentar remover os cravos na orelha e se forem muito incomodativos deverá procurar ajuda de um médico otorrinolaringologista.

Dicas e remédios caseiros para tirar borbulhas do ouvido

Se as medidas preventivas não funcionaram e desenvolveu uma borbulha incómoda no ouvido, existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a livrar-se dela, sem ter de a espremer.

Importante: As borbulhas no interior do canal auditivo devem ser sempre tratadas por um médico otorrinolaringologista, especialmente se forem particularmente dolorosas ou grandes.

Óleo da árvore do chá e aloe vera

O óleo da árvore do chá e o aloé vera têm efeitos anti-inflamatórios e desinfetantes. Para tratar borbulhas, uma pequena quantidade de líquido pode ser colocada sobre a borbulha com a ajuda de uma bola de algodão ou mesmo a ponta do cotonete. No entanto, estes líquidos não devem penetrar no canal auditivo e apenas podem ser aplicados na área afetada. O excesso de óleo e a sujidade deverão ser removidos passados alguns minutos com um pano ou uma toalha seca.

Pomada para borbulhas

Uma pomada comum para borbulhas, que pode ser comprada em farmácias, também poderá ser uma boa ajuda. Normalmente contém óleo de xisto que funciona como um antibacteriano e ajuda a reduzir a inflamação.

Óleo de jojoba para borbulhas

O óleo de jojoba ajuda a eliminar as bactérias que causam as borbulhas. Pode ser aplicado diretamente na área afetada com a ajuda de uma bola de algodão ou mesmo a ponta do cotonete. O excesso de óleo e a sujidade deverão ser removidos passados alguns minutos com um pano ou uma toalha seca.
Senhora com tablet na mão

Teste auditivo online grátis

Se derivado a esta ou outra situação, sente estar a ouvir mal, dê um primeiro passo para saber como está a sua audição. O teste auditivo online da Minisom permite fazer uma avaliação rápida da sua audição em casa. Verificar a qualidade da sua audição é uma medida preventiva importante para a sua saúde e bem-estar. Coloque já a sua audição à prova.

Fazer Teste Auditivo Online

Cuide da sua audição

A audição é um sentido precioso, que deve cuidar sempre muito bem. Se pretender fazer um exame mais rigoroso, saiba que os audiologistas da Minisom possuem equipamentos de última geração capazes de avaliar com precisão o estado da sua saúde auditiva.

Os exames e o diagnóstico final são gratuitos.

Marcar Exame Grátis
Audiologista dá indicações das próximas consultas de adaptação de aparelhos auditivos a um casal.
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.