Testemunhos 16 março 2022

Chico Chicaia

"Os aparelhos auditivos permitiram-me trabalhar e ser mais feliz."

Chico Chicaia - cliente desde 2020

Natural de São Tomé e Príncipe, veio para Portugal para tentar conquistar uma vida melhor, mas acabou por se tornar uma pessoa em situação de sem-abrigo nas ruas de Lisboa. A vida não corria bem a Armindo Lopes dos Ramos que também lutava com dificuldades auditivas, um problema de longa data que diminuía a sua capacidade de comunicar com os outros e sempre lhe dificultou o acesso ao trabalho.

Mas, num frio dia de outono de 2018, a sua vida ganhou um novo alento e calor. O Chico Chicaia, como ficou conhecido entretanto, foi surpreendido pela apresentadora de televisão Fátima Lopes, que o convenceu a sair da rua, onde “morava” há mais de 7 anos.

Contando também com a ajuda fundamental da Comunidade Vida e Paz, o Chico Chicaia iniciou um processo de reabilitação auditiva na Minisom e hoje ouve bem. É mais feliz, vive numa residência comunitária e trabalha em jardinagem, na agricultura e ainda ajuda nas tarefas domésticas e nas limpezas do local onde vive.

Quando coloquei os aparelhos auditivos pela primeira vez (...) até chorei. (...) o som é mais bonito.

Acompanhamento na fase de adaptação

Como já não ouvia bem há muito tempo, o cérebro do Chico Chicaia precisou de um período para se habituar. Esta é a razão pela qual uma reabilitação auditiva requer sempre um período de adaptação, durante o qual normalmente se torna necessário reajustar as configurações dos aparelhos auditivos, à medida que a pessoa vai recuperando a sua audição.

A minha mãe sofria muito comigo porque eu não ouvia bem. Mas ela não tinha condições para me comprar uns aparelhos auditivos. Quando coloquei os aparelhos auditivos pela primeira vez na Minisom ouvi tudo e senti uma grande alegria. Até chorei. É verdade. Com os aparelhos auditivos o som é mais bonito. É uma maravilha.”, disse Chico Chicaia.

Eu sou Minisom

No trabalho já percebo o que o patrão me pede e na rua sinto-me mais confiante, porque os carros já não me assustam. Ao telefone já consigo conversar com a minha mãe que está em São Tomé e Príncipe e com os meus amigos e familiares. Desde que tenho os aparelhos auditivos também voltei a ouvir a música do meu país e a dançar nos bailaricos da associação.”  

Chico Chicaia e audiologistas
Cubo vermelho e caixa com aparelhos auditivos recaerregáveis e um telemóvel

Primeiro experimenta Grátis, depois decide

Encontrar os aparelhos auditivos certos para si pode não ser uma tarefa fácil. Por essa razão, a Minisom permite-lhe experimentar grátis aparelhos auditivos de última geração para que a sua satisfação seja totalmente garantida.

Saber mais
Anterior
Segue

Testemunhos

Encontre avaliações e depoimentos de pessoas equipadas com aparelhos auditivos Minisom
Saber mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.