Skip to main content

O que é a audiometria?

A Audiometria é um exame que tem como objetivo principal avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. É um exame preventivo bastante recomendado, pois permite identificar precocemente possíveis alterações no sistema auditivo, que deve ser realizado por um audiologista credenciado.


O Exame

O exame propriamente dito é rápido, simples e indolor e decorre no interior de uma cabine acústica totalmente isolada, livre de ruído. Colocando uns auscultadores especiais, o paciente terá de sinalizar o momento em que ouve um conjunto de sons, emitidos em diversas frequências e alternadamente para cada um dos ouvidos.

São dois os principais tipos de audiometria...

  • Audiometria Tonal
    Tem como finalidade determinar o limiar auditivo, inferior e superior, do paciente num espectro de frequências que varia entre os 125 e os 8.000 Hz.
  • Audiometria Vocal
    Teste que avalia o grau de compreensão do paciente quanto à sua compreensão de determinadas palavras, emitidas através dos auscultadores, com diferentes intensidades sonoras.

O que é um Audiograma?

Temos vindo a constatar que existe alguma confusão entre aquilo que é uma Audiometria e um Audiograma. A explicação é bastante simples, o primeiro /audiometria) é o nome que se dá ao exame propriamente dito e outro ao gráfico onde são reportados os resultados do exame.

LER MAIS


Necessita de saber mais sobre outros temas relacionados com o sistema auditivo?  

Saiba que os nossos audiologistas podem ajudar. Agende a sua consulta gratuita ou ligue para o número grátis 800 100 210.

MARCAR CONSULTA AGORA

Sliding banner form

Ao enviar os meus dados estou a consentir no tratamento dos meus dados pessoais de acordo com a Política de Privacidade