Skip to main content

Tipos de Labirintite

Podemos considerar a existência de dois tipos de labirintite: a Labirintite Viral e a Labirintite Infeciosa. Em qualquer um dos casos, se desconfia que sofre de labirintite, é muito importante que se dirija a um médico especialista para que este possa fazer um diagnóstico correto.


Labirintite Viral

Ocorre sempre que o agente causal seja um vírus. De entre as principais causas deste tipo de labirintite destacam-se a rubéola, a papeira e o sarampo. Outros vírus implicados na labirintite viral, que podem ser apresentados como possíveis causadores desta doença são: o citomegalovirus, o influenza, o parainfluenza, o vírus sincicial respiratório, o adenovirus, o herpes simplex tipo 1 ou o vírus coxsackie.

Labirintite Infeciosa

Ocorre quando o agente causal da labirintite é uma bactéria. São várias as bactérias que podem causar este tipo de labirintite, como por exemplo: a streptococcus pneumoniae, a haemophilus influenzae, a moraxella catarrhalis, a neisseria meningitidis, a staphylococcus, proteus, a escherichia coli, a mycobacterium tuberculosis, entre outras. A labirintite bacteriana causada por meningite ou por otite é mais frequente nas crianças.
 

Convém ainda referir que diversos tipos de alterações de origem emocional, o stress e a ansiedade podem conduzir igualmente a alterações do nosso equilíbrio e ao aparecimento de diversos sintomas auditivos normalmente associados à labirintite, como por exemplo o zumbido no ouvido.


Precisa de informação personalizada sobre a labirintite

Marque já a sua consulta gratuita ou telefone para o número gratuito 800 100 210.

MARCAR CONSULTA

 
Pergunte ao especialista
A sua informação:

Sliding banner form

Ao enviar os meus dados estou a consentir no tratamento dos meus dados pessoais de acordo com a Política de Privacidade

Preencha o formulário e esclareça todas as suas dúvidas!

Colocamos à sua disposição o conhecimento de um audiologista Minisom, que poderá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o sistema auditivo e as nossas soluções.

  • Tem algum tipo de questão relacionada com a audição?
  • Tem zumbidos ou apitos no ouvido e não sabe o que fazer?
  • Quer saber em que consiste o nosso exame auditivo 360?
  • Gostaria de conhecer as nossas soluções auditivas e o seu funcionamento?

Como podemos ajudar?