Skip to main content

O que é o ouvido entupido ou ouvido tapado?

A autofonia, também designada por ouvido tapado ou ouvido entupido, é um problema relativamente comum que pode surgir pelas mais variadas razões. Provocando normalmente incómodo e mau estar, pode mesmo chegar a comprometer, seriamente, a audição do indivíduo.


Quais são as causas principais do ouvido entupido?

  • Cera. Embora seja importante em termos da proteção do canal auditivo, em excesso, a cera pode provocar problemas, entre os quais a sensação de ouvido entupido, zumbido no ouvido ou mesmo a diminuição auditiva.
  • Constipação, gripe, sinusite e rinite. Qualquer uma destas patologias pode causar obstrução nasal, devido à acumulação de muco. Se “empurrado” em direção ao sistema auditivo, este fluido causa com frequência a sensação de ouvido entupido ou ouvido tapado.
  • Otites. A otite externa (provocada pela entrada de água), a otite média aguda (inflamação do ouvido médio e tímpano) ou serosa (associada a hipoacusia) também são causadoras de ouvido entupido, sendo que nestes casos pode estar associada a dor.
  • Água. Água no interior do ouvido é outra das causas mais comuns do ouvido entupido ou tapado. Para tentar resolver o problema deite-se para o lado do ouvido que contem a água. Caso o problema persista deverá consultar um médico especialista.
  • Pressão atmosférica. A mudança rápida de altitude provoca a sensação de ouvido entupido ou tapado, por causa da diferença de pressão entre o ouvido externo e médio. À medida que o ar é libertado as pressões ficam equilibradas e os sintomas tendem a desaparecer.
  • Doença de Menière. Trata-se de uma doença crónica do ouvido interno à que estão associados diversos sintomas, um dos quais o ouvido entupido ou tapado, resultantes da acumulação de um líquido (endolinfa) no ouvido interno.
  • Odontológicas. Problemas de ordem odontológica, como é o caso do bruxismo, também podem causar o ouvido entupido. Esta doença é caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes, de forma involuntária.
  • Perturbações no Sistema auditivo. O sistema auditivo tem três ossículos que auxiliam na transmissão das ondas sonoras até a cóclea, que se movimentam juntamente com o tímpano. Se houver distúrbios nesta cadeia, a sensação de ouvido entupido ou ouvido tapado também pode acontecer.

IMPORTANTE
Não é indicado a prática de qualquer ato ou a utilização de substâncias sem respetiva prescrição médica. O uso de hastes flexíveis ou a introdução de outros objetos no canal auditivo não são recomendados, pois podem causar danos à membrana timpânica e provocar perdas auditivas, que dificilmente serão depois revertidas. Se os sintomas persistirem, consulte rapidamente um otorrinolaringologista.


Precisa de mais informação sobre o ouvido entupido ou ouvido entupido?

Os nossos audiologistas estão do seu lado e podem ajudar! 

Agende já a sua consulta gratuita ou telefone para o número grátis 800 100 210.

MARCAR CONSULTA

Pergunte ao especialista
A sua informação:

Sliding banner form

Ao enviar os meus dados estou a consentir no tratamento dos meus dados pessoais de acordo com a Política de Privacidade

Preencha o formulário e esclareça todas as suas dúvidas!

Colocamos à sua disposição o conhecimento de um audiologista Minisom, que poderá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o sistema auditivo e as nossas soluções.

  • Tem algum tipo de questão relacionada com a audição?
  • Tem zumbidos ou apitos no ouvido e não sabe o que fazer?
  • Quer saber em que consiste o nosso exame auditivo 360?
  • Gostaria de conhecer as nossas soluções auditivas e o seu funcionamento?

Como podemos ajudar?