Skip to main content

Porque é que um aparelho auditivo requer um período de adaptação?

06/02/2019

 

Durante a experiência gratuita de 30 dias que proporcionamos aos nossos clientes trabalharemos para proporcionar uma adaptação perfeita à solução auditiva que propomos. Porém, ao contrário de um par de óculos que restituem imediatamente a visão, um aparelho auditivo carece de um tempo de adaptação maior.

A familiarização com os sons do mundo real é um processo complexo, pelo que o nosso cérebro necessita de tempo para se adaptar e processar corretamente os novos estímulos sonoros. Na realidade, esta adaptação ocorre pouco a pouco, principalmente se o paciente já sofre de perda auditiva há muito tempo.

8 Regras de ouro para se adaptar mais rapidamente ao aparelho auditivo

  1. Utilize o aparelho auditivo o máximo de tempo que puder e não o deixe de utilizar.
  2. Em casa, treine a identificação dos sons envolventes.
  3. Pratique o reconhecimento da sua voz lendo em voz alta o seu livro preferido.
  4. Comece por testar a conversação com apenas uma pessoa.
  5. Ao ver televisão ou ao escutar rádio, comece por ouvir programas com menos vozes, como por exemplo um noticiário.
  6. Em interiores e à medida que se for adaptando, amplie a conversação a mais pessoas e comece a prestar atenção aos diferentes timbres de voz.
  7. No dia a dia, dedique algum tempo a identificar os diferentes sons do meio envolvente se foi confortável em um ambiente com silêncio ou em um ambiente com muito barulho, por exemplo.
  8. Comparecer a todas as consultas que o seu audiologista lhe marcar, na fase de adaptação, por forma a que este proceda a todos os ajustes necessários no seu equipamento.

Estabeleça metas e objetivos quanto à utilização do seu aparelho auditivo. Isso ajudará a adaptar-se melhor, tanto fisicamente como mentalmente. Adaptação é um processo contínuo, mas também psicológico!

Muito importante, não estará sozinho neste processo. Durante o tempo que necessitar vai contar com a estreita colaboração do seu audiologista que irá ajudar, sempre que precise, a adaptar-se e a proporcionar-lhe um novo mundo de sons.


Precisa de informação personalizada sobre como se adaptar ao aparelho auditivo

Os nossos audiologistas estão do seu lado e podem ajudar! Agende já a sua consulta gratuita ou telefone para o número grátis 800 100 210.

MARCAR CONSULTA

Pilhas grátis para TODOS