Chegámos ao Cacém! Visite-nos e faça o seu Rastreio Auditivo Gratuito. Agendar Rastreio Auditivo

Caminhadas com Aparelhos Auditivos

Saiba como se preparar para uma caminhada e quais os benefícios de caminhar com aparelho auditivo.
Dec, 20, 2023

Caminhadas com Aparelhos Auditivos: um problema?

Quando o tempo está bom, jovens, adultos e idosos gostam de sair à rua e caminhar. Saiba que caminhar com aparelho auditivo não deve ser um problema. Contudo, vale a pena prestar atenção a alguns pormenores.

A seguir apresentamos alguns cuidados e os preparativos a ter em conta antes de realizar uma caminhada com os seus aparelhos auditivos.

Porque deve usar aparelhos auditivos enquanto pratica atividade física?

Muitas pessoas ficam na dúvida se podem usar os aparelhos auditivos durante a prática da atividade desportiva. Saiba que a perda auditiva não pode e nem deve ser um entrave para que deixe de praticar atividade física. Afinal, a prática de exercício físico regular gera vários benefícios para o corpo e espírito e é recomendada pelos médicos.

Obviamente que a utilização de aparelhos auditivos em práticas desportivas que envolvam água são uma exceção, mas em todas as outras, como por exemplo na caminhada ou em corrida, a utilização dos aparelhos auditivos é importante para ouvir tudo o que está a acontecer à sua volta e, até mesmo, para evitar a ocorrência de acidentes.

Quer descobrir como mantém a longevidade do seu aparelho auditivo? Saber mais

Preparativos para caminhadas com aparelho auditivo

Se utiliza aparelhos auditivos e deseja fazer exercício físico, por exemplo caminhadas, deve ter em conta alguns detalhes para sua segurança e conforto. Eis algumas recomendações:

  • Consulta com um Audiologista: Antes de iniciar a prática regular de caminhadas, discuta com o seu audiologista os seus planos desportivos. O nosso profissional poderá dar-lhe dicas e ajustar os seus aparelhos auditivos, tornando a sua caminhada mais confortável.
  • Fixar os aparelhos auditivos: Além do ajuste, alguns aparelhos auditivos permitem a utilização de acessórios de segurança. Se estiver preocupado em deixar cair os aparelhos auditivos, recomendamos a utilização de fios ou sistemas para os prender na roupa, por exemplo.
  • Proteção contra humidade: Suor, chuva e outras fontes de humidade podem entrar em contato com os aparelhos auditivos durante a caminhada. Recomendamos a utilização de uma faixa de transpiração para evitar que seus aparelhos auditivos entrem em contato com o suor e a humidade. De qualquer forma, pode sempre ter à mão um estojo ou bolsa plástica à prova de água e um pequeno pano seco, para qualquer eventualidade.
  • Itens extra: Ao caminhar é importante ter pilhas suplentes para os seus aparelhos auditivos. Atividades ao ar livre mais longas podem descarregar mais rapidamente as pilhas.
  • Kit de limpeza: Pó e outros poluentes podem acumular-se nos seus aparelhos auditivos durante uma caminhada. Depois de terminar a atividade desportiva é importante remover os aparelhos auditivos e limpá-los cuidadosamente para remover o suor e as bactérias. Leve consigo um pequeno kit de limpeza que inclua uma escova macia, um removedor de cera e lenços de limpeza para manter os seus aparelhos limpos e funcionais.

 

Outras dicas para caminhadas com aparelhos auditivos

  • Escolher a rota da caminhada: Considere escolher uma rota por locais onde o ruído ambiente não seja muito alto ou perturbador. Evite áreas com muito pó ou terra e locais barulhentos ou com tráfego intenso ou máquinas pesadas.
  • Utilização de funções de filtro de ruído: Alguns aparelhos auditivos possuem recursos que permitem filtrar ou reduzir o ruído ambiente, seria importante ativar essas configurações antes de iniciar a sua caminhada. Esta funcionalidade ajuda a suprimir o ruído de fundo durante o passeio e realça a voz por forma a destacá-la durante as conversas com os/as companheiros/as durante a caminhada.
  • Ouça o silêncio: Além de caminhadas, considere fazer atividades tranquilas ao ar livre que ajudem a descansar e a relaxar. Por exemplo, sente-se num lugar agradável e ouça o som de um riacho ou o canto dos pássaros. Isto dá-lhe a oportunidade de desfrutar de experiências auditivas e concentrar-se nos sons relaxantes da natureza.
  • Tenha cuidado com os efeitos ambientais: Se pretende caminhar em condições extremas, como em montanhas ou desertos, considere proteger os seus aparelhos auditivos. Nessas condições, eles poderão ficar mais exposto aos efeitos da poeira, calor, frio ou humidade.

Benefícios de usar aparelhos auditivos durante a caminhada

Conversam durante a caminhada
1 Comunica melhor com os companheiros/as
Casal caminha pela natureza
2 Aprecia melhor os sons da natureza
Familia a passear
3 Maior segurança, equilíbrio e orientação

Depois da caminhada

Após a caminhada é importante garantir a limpeza e a manutenção dos aparelhos auditivos. Limpe-os sempre e verifique se funcionam adequadamente. Se surgir algum problema com os aparelhos auditivos após uma caminhada, consulte o seu audiologista Minisom.

Descubra a nossa gama de produtos para desinfeção e limpeza de aparelhos. Ver aqui
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.