A Lobuloplastia é um procedimento cirúrgico que corrige os lóbulos das orelhas alterados, causados por defeitos genéticos, pelo processo natural de envelhecimento, problemas relacionados com stress ou, ainda, em virtude de brincos e piercings.
A Lobuloplastia visa, assim, restaurar a forma natural do lóbulo da orelha.
Os problemas mais comuns do lóbulo da orelha são a dilatação, a separação ou a rutura do lóbulo. Frequentemente, resultam de eventos traumáticos, como brincos arrancados à força, alargadores ou, em casos mais raros, fatores genéticos.
De qualquer forma, todos estes problemas são facilmente resolvidos através da Lobuloplastia.
A Lobuloplastia consiste numa pequena cirurgia em ambulatório sob efeito de anestesia local. No caso de separação em duas partes, é efetuada uma incisão no lóbulo ao longo da linha que divide as duas metades e, posteriormente, as mesmas são novamente ligadas e suturadas.
No caso dos lóbulos dilatados, são feitas incisões em pontos pré-estabelecidos, o excesso de pele é retirado e as partes são unidas para criar, assim, um formato harmonioso.
A melhor e mais segura forma de prevenir problemas na audição é realizar rastreios auditivos com regularidade.
Presentes em mais de 100 localidades, contamos com equipas de audiologistas certificados para ajudar no que for necessário.