Músicos de orquestra também sofrem de problemas auditivos

Jan, 04, 2021

Não são só os músicos de metal, rock e pop que se encontram em risco de contrair danos auditivos. Dois entre cinco músicos de orquestra também registam algum tipo de perda auditiva e três entre quatro deles sofrem de diferentes níveis de tinnitus, segundo apontou um estudo realizado recentemente numa das maiores orquestras sinfônicas da Noruega. 

Dois entre cinco músicos de orquestra registam algum tipo de perda auditiva.

Embora este estudo não tenha investigado em específico quais os grupos de instrumentos que apresentam um nível mais alto de risco de provocarem problemas de perda auditiva, ficou provado que se os músicos se sentarem em frente a ala de instrumentos de sopro, ou de percussão, terão um risco maior de sofrer de diminuição auditiva do que os restantes músicos.

O estudo também revelou que 82,1% dos participantes experimentaram dor após um determinado tempo de convívio com a orquestra e que, apesar do conhecimento de perda auditiva induzida por ruídos, foram poucos os músicos que usaram proteção auricular.

Os resultados são alarmantes porque os problemas auditivos ocorridos entre os músicos podem afetar a sua carreira definitivamente.

Fonte: Din Hørsel 2016

Audiologista num centro auditivo com dois clientes um senhor e uma senhora.
Verifique periodicamente a sua audição

Temos profissionais dedicados a prestar aconselhamento, assistência e cuidados de reabilitação auditiva. Agende já a sua consulta gratuita.

Marcar consulta
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro