Skip to main content

Porque é que um aparelho auditivo requer um período de adaptação?

O ouvido é um órgão muito especial e a correção auditiva é muito diferente de outras correções, como por exemplo a da visão. Contrariamente às lentes ou aos óculos, que restituem imediatamente a visão, uma solução auditiva carece de um tempo de adaptação. Na audição, a diferença reside mais na qualidade do que na quantidade.

Deveremos ter pois em conta que a perceção dos sons é feita a um nível local (ouvidos) e a um nível central (cérebro). Neste sentido, ambos os níveis deverão habituar-se a receber os sinais acústicos e a reconhecer os sons que não ouviam há muitos anos, como por exemplo: o toque de uma campainha, a voz de uma criança, os sussurros, o ruído do tráfego, o canto das aves e até o som dos próprios passos.

A familiarização com os sons do mundo real é um processo complexo, pelo que o nosso cérebro necessita de tempo para se adaptar e processar corretamente todo um conjunto de novos estímulos sonoros. Mas não se preocupe, estaremos a seu lado para ajudar em todo este processo.


10 passos de uma adaptação de sucesso

Confira agora os 10 passos mais importantes de processo de adaptação aos aparelhos auditivos, para que consiga alcançar cada objetivo proposto. Lembre-se que, durante todo este processo vai sempre poder contar com o apoio próximo do seu audiologista Minisom, sem qualquer custo adicional.

PASSO 1 - O seu audiologista irá explicar-lhe detalhadamente todo o processo, a sua duração provável e as consultas que terá de realizar durante o mesmo.

PASSO 2 – Juntamente com o nosso audiologista, irá determinar quais as suas necessidades específicas, bem como identificar quais as situações da sua vida quotidiana que carecem de uma melhoria em termos da sua audição.

PASSO 3 - Seguidamente o seu audiologista fará uma avaliação do seu historial clínico geral e realizará uma otoscopia.

PASSO 4 - Posteriormente avaliará a sua audição, mediante um exame audiométrico completo, para que possamos conhecer os seguintes parâmetros: limiar mínimo de audição por via aérea e óssea; limiar de tolerância máxima ao som; resposta a testes verbais e de voz em ambiente com ruído, entre outros.

PASSO 5 - Mediante os resultados obtidos, e tendo em consideração as suas expectativas, iremos identificar quais os requisitos dos aparelhos auditivos mais indicados para o seu caso.

PASSO 6 - Após esta identificação, o seu audiologista irá recomendar-lhe a solução auditiva ideal para o seu caso.

PASSO 7 – Depois desta identificação, poderá experimentar os aparelhos auditivos recomendados no seu dia-a-dia, durante 30 dias e sem compromisso de compra.

PASSO 8 - Durante o processo de experimentação e adaptação iremos realizar diversas revisões para efetuar todos os ajustes necessários e avaliar a sua evolução.

PASSO 9 - Também verificaremos, mediante uma audiometria em campo livre, a melhoria alcançada com os aparelhos auditivos.

PASSO 10 – Por último, avaliaremos se os seus aparelhos corresponderam às suas expectativas e qual o grau de melhoria alcançado durante o mês de experiência em que usou os aparelhos auditivos no seu dia-a-dia.


O início da Reabilitação Auditiva

Lembre-se que a sua solução auditiva necessita de um período de adaptação. Se é a primeira vez que usa um aparelho auditivo, o seu cérebro irá assimilar, pouco a pouco, todo um mundo de novos sons.

  • Utilize os aparelhos desde o primeiro momento, sempre que a sua utilização lhe seja confortável.
  • No início, a sua própria voz e os sons podem parecer pouco naturais, mas à medida que o cérebro se adapta, irão parecer cada vez mais naturais.
  • Tente estimular a sua audição, procurando identificar a proveniência dos sons que ouve (relógio, passos, a água, a porta a fechar, etc)
  • No início, pratique a conversação com uma pessoa apenas. Alargue a mais pessoas à medida que se for adaptando e comece a prestar atenção aos diferentes timbres de voz.
  • Ao ouvir televisão ou rádio, comece por programas com menos vozes e mais som ambiente
  • Não falte às consultas que o seu audiologista lhe marcar, por forma a que sejam efetuados todos os ajustes necessários nos seus aparelhos auditivos.
  • Estabeleça metas e objetivos quanto à utilização dos seus aparelhos auditivos. Isso irá ajudar a adaptar-se melhor, quer física como mentalmente!

Lembre-se… a sua colaboração ativa e motivação serão fatores chave no processo de melhoria da sua audição!

A utilização regular de aparelhos auditivos irá permitir melhorar as suas capacidades, a sua forma de comunicar, a sua segurança e também a sua autonomia no dia a dia. Em todo este processo, a Minisom estará ao seu lado para o ajudar, por isso não duvide que tomou a decisão certa!


Conte com a Minisom durante todo o processo

Durante a experiência gratuita de 30 dias que proporcionamos aos nossos clientes trabalharemos para proporcionar uma adaptação perfeita à solução auditiva que propomos.

Muito importante, nunca estará sozinho neste processo. Vai sempre contar com a colaboração do seu audiologista que irá ajudar, sempre que precise, a adaptar-se e a proporcionar-lhe um novo mundo de sons.


Viva a sensação de recuperar a sua audição com aparelhos auditivos quase invisíveis!

Agende já a sua consulta de avaliação gratuita em baixo e experiencie todas as vantagens que eles lhe vão proporcionar no dia a dia.

MARCAR CONSULTA GRÁTIS

Pilhas grátis para TODOS