Skip to main content

Tratamento do zumbido no ouvido

O tratamento para o zumbido no ouvido dependerá sempre da sua causa e o sucesso será ditado pela resposta de cada organismo ao tratamento prescrito. Felizmente, hoje há várias formas de resolver o tinnitus, que vão desde a simples remoção de um tampão de cera até soluções mais completas que aliviam ou mesmo anulam os acufenos ou “apito nos ouvidos”.


Eis algumas das principais soluções atualmente disponíveis, que podem ser prescritas isoladamente ou em articulação umas com as outras.

  • Aparelho auditivo. Se a perda auditiva for a causa do zumbido no ouvido, o mais certo é que o seu médico recomende a utilização de um aparelho auditivo, com determinadas caraterísticas técnicas. Esta é uma excelente solução para solucionar a perda auditiva e o tinnitus. O equipamento irá ajudar o seu utilizador a identificar melhor os sons exteriores, contribuindo, simultaneamente, para que o seu utilizador minimize a atenção que dá aos seus acufenos.

VER SOLUÇÕES AUDITIVAS

  • Medicamentos. Os zumbidos nos ouvidos podem ser combatidos através da prescrição de medicamentos específicos ou, simplesmente, através da identificação ou controle de doenças pré-existentes, como é o caso da diabetes, do hipertireoidismo, do colesterol elevado, da disfunção da articulação têmpora-mandibular, da hipertensão e de muitas doenças cardiovasculares.
  • Terapia comportamental. Esta forma de combater o zumbido no ouvido consiste na aprendizagem de técnicas comportamentais que ajudam o indivíduo a ignorar o tinnitus, sempre que seja difícil ignorá-lo. Esta técnica é muitas vezes utilizada em conjunto com a terapia sonora.
  • Terapia sonora. Consiste na introdução de fontes sonoras no ambiente, por forma a ensinar o cérebro a reclassificar o som do zumbido. Podem ser emitidos “ruídos brancos”, músicas ou sons da natureza, por exemplo, para evitar o silêncio e assim contribuir para diminuir da atenção que o indivíduo dá aos seus acufenos. Alguns aparelhos auditivos digitais de alta tecnologia que a Minisom comercializa já estão equipados com este sistema, que poderá ser selecionado em função do tipo de zumbido sentido pelo paciente.
  • Medicinas alternativas. Algumas terapias alternativas podem constituir um tratamento complementar para reduzir o zumbido no ouvido. Entre as técnicas mais utilizadas destacam-se a acupuntura, a hipnose, o yoga e a meditação. É importante frisar que estes métodos são alternativos e não possuem uma eficácia comprovada, pelo que não devem substituir nunca o tratamento prescrito pelo seu médico.

Os tratamentos descritos funcionam, mas é necessário tempo, dedicação e o compromisso dos paciente. O importante é não desistir, porque os resultados vão acabar por aparecer!


Precisa de informação personalizada sobre o zumbido no ouvido

Agende já a sua consulta gratuita ou telefone para o número gratuito 800 100 210.

MARCAR CONSULTA

 
Pergunte ao especialista
A sua informação:

Sliding banner form

Ao enviar os meus dados estou a consentir no tratamento dos meus dados pessoais de acordo com a Política de Privacidade

Preencha o formulário e esclareça todas as suas dúvidas!

Colocamos à sua disposição o conhecimento de um audiologista Minisom, que poderá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o sistema auditivo e as nossas soluções.

  • Tem algum tipo de questão relacionada com a audição?
  • Tem zumbidos ou apitos no ouvido e não sabe o que fazer?
  • Quer saber em que consiste o nosso exame auditivo 360?
  • Gostaria de conhecer as nossas soluções auditivas e o seu funcionamento?

Como podemos ajudar?