Skip to main content

Ouvido de Nadador

25/03/2014
Artigos
Ouvido de Nadador

O "ouvido de nadador" é uma infeção do canal auditivo externo, que vai do tímpano para a parte exterior da cabeça. É frequentemente provocado pela água que fica no ouvido depois de nadar, criando um ambiente húmido que propicia o crescimento bacteriano.

 

O "ouvido de nadador" é conhecido como otite externa aguda ou otite externa. A causa mais comum desta infeção são bactérias que invadem a pele dentro do canal auditivo. O "ouvido de nadador" é normalmente tratado com sucesso com a utilização de gotas para os ouvidos. O tratamento imediato da infeção pode ajudar a prevenir complicações e infeções de maior gravidade.
 
Colocar os dedos, cotonetes ou outros objetos nos ouvidos também pode levar ao aparecimento do "ouvido de nadador" devido ao facto de tais ações danificarem a camada fina de pele que reveste o canal auditivo. Sintomas Os sintomas do "ouvido de nadador" são geralmente leves no início, mas podem piorar se a infeção não for tratada ou se está a alastrar. Frequentemente, os médicos classificam o "ouvido de nadador" de acordo com os estados de progressão, sendo eles leve, moderado e avançado. Nos sintomas mais leves podem ser:

  • Comichão no canal auditivo
  • Leve vermelhidão dentro do ouvido
  • Leve desconforto que piora quando se puxa a orelha ou quando se empurra a "saliência" na parte frontal do ouvido
  • Pequena secreção de líquido claro e inodoro

 
Exames de despiste
Provavelmente, o especialista irá conseguir diagnosticar o ouvido de nadador com base nos sintomas que indica, através das respostas que dá às perguntas que ele lhe faz e com um exame efetuado numa consulta regular. É provável que não seja preciso fazer nenhum exame laboratorial na sua primeira consulta. A avaliação inicial irá incluir:
Exame do canal auditivo com um instrumento iluminado (otoscópio) - o canal auditivo pode estar vermelho, inchado e escamoso. Podem estar presentes no interior do canal auditivo, pedaços de pele e outros detritos
A visualização do tímpano (membrana timpânica) para ter a certeza que este não está rasgado ou danificado - se a visualização do tímpano estiver bloqueada, o médico irá proceder à limpeza do canal auditivo com um pequeno dispositivo de sucção ou com um instrumento com uma pequena volta ou colher no final (cureta de ouvido)
 
Cuide da saúde dos seus ouvidos.
Faça um teste auditivo regularmente.

Pergunte ao especialista
A sua informação:

Sliding banner form

Preencha o formulário e esclareça todas as suas dúvidas!

Colocamos à sua disposição o conhecimento de um audiologista Minisom, que poderá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o sistema auditivo e as nossas soluções.

  • Tem algum tipo de questão relacionada com a audição?
  • Tem zumbidos ou apitos no ouvido e não sabe o que fazer?
  • Quer saber em que consiste o nosso exame auditivo 360?
  • Gostaria de conhecer as nossas soluções auditivas e o seu funcionamento?
  • Outra?

Como podemos ajudar?