Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Será que o cancelamento de ruído prejudica a audição?

Antes de comprar, saiba como funcionam os auscultadores com cancelamento de ruído.
Jan, 26, 2023

O que é o cancelamento de ruído e como funciona?

Atualmente existem no mercado auscultadores ou headphones e auriculares com sistema de cancelamento de ruído, que anulam a maioria dos sons externos que provocam perturbações durante a audição. Com este sistema conseguimos uma melhor experiência de audição.

São estes os dois principais sistemas de cancelamento de ruído:

Cancelamento de Ruído Passivo (ENC)

No sistema de Cancelamento de Ruído Passivo (ENC - Environmental noise cancelling), a redução de ruído depende da construção, estrutura, design e dos materiais que compõem os auscultadores ou auriculares e não existe nenhuma tecnologia por trás.

Cancelamento de Ruído Ativo (ANC)

No Cancelamento Ativo (ANC - Active noise cancelling), além do referido em cima é acoplado um microfone com filtro para analisar as ondas de som ambiente à volta, com a finalidade de gerar ondas de som opostas que vão reduzir ou neutralizar o ruído envolvente.

Os sistemas de cancelamento de ruído são mais eficazes quando o som ambiente à volta é mais constante e em tons baixo a médios.

 

Coloca o som no máximo para ouvir com auscultadores ou auriculares? Marque Exame Auditivo Grátis

Será que o cancelamento de ruído prejudica a audição?

Os auscultadores ou auriculares com sistema de cancelamento de ruído não prejudicam a audição. Se utiliza auscultadores ou auriculares com frequência e em ambientes ruídos, então vale a pena apostar em equipamentos com um bom sistema de cancelamento de ruído. Desta forma, vai poder ouvir a sua música preferida ou os seus podcasts sem pôr em perigo a sua saúde auditiva.

No caso do sistema com tecnologia de cancelamento de ruído ACN, o mesmo emite som para anular o ruído exterior, mas este não é prejudicial para a saúde auditiva. Além disso, na maior parte dos equipamentos, o mesmo pode ser desligado pelo utilizador.

Os auscultadores ou auriculares com sistema de cancelamento de ruído não prejudicam a audição.
homem e mulher deitados na cama

Dormir com auscultadores pode ser prejudicial?

Não há indícios que seja prejudicial à audição. Porém, se continuada, esta prática poderá deixá-lo mais vulnerável a infeções e à produção excessiva de cera. Contudo, se o volume estiver no máximo, isso poderá provocar diminuição auditiva e zumbidos.

Marcar Exame Grátis

Diferença entre protetores de ouvido e auscultadores com cancelamento de ruído

Em cima explicamos o que são auscultadores ou auriculares com sistema de cancelamento de ruído passivo (ENC) e ativo (ANC) e como funcionam.

Já os protetores de ouvido ou protetores auriculares são acessórios que se introduzem no pavilhão auricular e início do canal auditivo para reduzir a intensidade de som ou ruído que é transportada até à cóclea.

A Minisom dispõe de uma gama completa de protetores auditivos, padronizados e personalizados, para todas as circunstâncias do dia-a-dia: enquanto trabalha, num concerto, na caça, a ler, a andar de mota ou numa corrida automóvel, na natação ou simplesmente se desejar ter uma noite de sono mais tranquila.

 

Protetores auriculares disponíveis em todos os centros.
audiologista faz exame auditivo senhora com auscultadores

Zumbidos? Perda auditiva?

Se porventura sente zumbidos ou perda auditiva resultante da utilização de auscultadores ou auriculares, deve marcar um exame auditivo rapidamente.

Na Minisom poderá realizá-lo de forma gratuita. É só marcar.

Marcar Exame Grátis
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.