Chegámos a Vale de Cambra! Faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Exercícios para melhorar a audição

Saiba quais os exercícios que pode fazer para melhorar a sua audição e evitar a perda auditiva.
Jan, 11, 2022

1. Ter cuidado com os auscultadores e auriculares

Nos dias de hoje os auscultadores e os auriculares fazem parte do quotidiano dos jovens, mas também de adultos, pelo que é relativamente normal ver pessoas na rua, a praticar desporto, nos transportes e no local de trabalho com estes acessórios nos ouvidos durante largos minutos.

Contudo, o uso de auscultadores e auriculares, sem cuidado e moderação, poderão ser prejudiciais para a saúde auditiva. Se utilizados com um volume sonoro elevado, a exposição continuada ao som pode provocar lesões ao nível das células ciliadas que podem ser irreversíveis.

Conselhos e exercícios úteis

Por forma a minimizar algumas das mais frequentes consequências, diminuição auditiva e zumbidos, devem ser observados os seguintes conselhos:

  • Mantenha o volume sonoro sensivelmente a meio da graduação máxima do equipamento.
  • Prefira auscultadores a auriculares que têm de ser colocados diretamente no canal auricular.
  • Se possível, opte por auscultadores ou auriculares com sistema de redução de ruídos, pois desta forma não terá de aumentar tanto o som para ouvir bem.
  • Não utilize auscultadores ou auriculares por longos períodos e procure fazer intervalos regulares, por forma a “descansar” os ouvidos.
  • Por fim, o nosso último conselho é ficar atento a sinais que possam indicar algum tipo de diminuição auditiva ou zumbidos

Se desconfiar ou já tiver alguns destes sintomas, poderá realizar um rastreio auditivo, por exemplo, na Minisom que é Grátis.

Os auriculares ou auscultadores danificaram a sua audição? Marcar Exame Auditivo Grátis

2. Ter cuidado em lugares ruidosos

No dia a dia, são hoje diversas as situações que podem prejudicar a sua audição. Atualmente convivemos com níveis de ruído superiores ao limite desejável, na rua, no trabalho ou na prática de algumas atividades de lazer, em discotecas e concertos, só para dar alguns exemplos.

Regra geral, quanto mais tempo estiver exposto a fontes de poluição sonora, maior é a probabilidade de danificar a sua audição. Saiba que até mesmo sons que aparentemente parecem suaves, ou que não causem desconforto à partida, podem danificar a audição se a pessoa estiver exposta durante longos períodos.

Conselhos e práticas úteis

Além de evitar expor-se a locais ruidosos, lembre-se de:

  • Afastar das fontes de ruído ou de som, como por exemplo as colunas.
  • Faça pausas deslocando-se para ambientes mais sossegados durante alguns minutos. 
  • Utilize protetores auditivos sempre que preveja expor-se a fontes de ruído, como os exemplos acima mencionados. Esta é uma atitude inteligente que ajuda a preservar a audição e a reduzir algum desconforto auditivo que possa sentir durante a exposição ao ruído.

Se quiser conhecer a gama de protetores auriculares padronizados ou personalizados, marque uma consulta gratuita no centro auditivo Minisom mais perto de si.

3. Ter cuidado com ambientes humidos

O calor e o frio excessivos e a humidade facilitam o surgimento de infeções nos ouvidos (principalmente otites) que, se não tratadas atempadamente, podem causar danos à audição. Em casos extremos, podem mesmo conduzir a uma perda auditiva temporária ou permanente.

Conselhos úteis

Independentemente da estação do ano, devemos ter sempre o cuidado de proteger, limpar e secar bem os ouvidos.

Este conselho é especialmente importante se estivermos prolongadamente expostos a ambientes com ar condicionado (quente ou frio) e sempre que mergulhamos ou praticamos um qualquer ambiente aquático, por exemplo, durante a prática de desportos como a natação, surf, bodyboard, paddle ou canoagem.

Desta forma estará também a evitar a frequente e reconhecida otite do nadador ou otite externa.

Se precisar de esclarecer qualquer dúvida sobre a sua qualidade auditiva atual, marque uma consulta grátis com os nossos audiologistas.

4. Praticar reconhecimento de sons e foco

Sabe que a capacidade e concentração auditiva pode ser treinada e melhorada?

Descubra no menu em baixo como o poderá fazer, através de exercícios simples.

Conselhos e exercícios úteis

Efetivamente, a capacidade de concentração auditiva pode ser melhorada e treinada, por exemplo, em locais tranquilos (em casa, num jardim, numa biblioteca, etc.) ou através de jogos e mecânicas específicas. O objetivo principal é reconhecer sons específicos e identificar quão perto ou longe, ou mesmo em que direção, eles se encontram do ponto onde se encontra.

Assim, experimente ir para um local tranquilo, feche os olhos por minutos e tente identificar os sons que ouve ao seu redor, percebendo também de que direção proveem e se estão perto ou longe.

Outro exercício que pode praticar para estimular a audição é o da concentração e foco num determinado som ou numa conversa, num ambiente ruidoso. O objetivo deste exercício é procurar manter a atenção e o foco numa conversa de uma pessoa específica, ignorando o ruído de fundo, que pode ser o de conversas paralelas, o barulho da rua, o rádio ligado, etc.

Se teve dificuldades na realização dos exercício, na compreensão das palavras ou se sentiou tonturas ou zumbidos, poderá marcar uma consulta no centro auditivo Minisom mais perto de si. Os nossos audiologistas poderão ajudar.

Quer saber se está a ouvir o normal para a sua idade?

5. Atividade Fisica e Alimentos ricos na dieta

A sua dieta alimentar pode igualmente ter um papel benéfico ou prejudicial na sua audição a médio e longo prazo. Descubra quais os alimentos que favorecem uma boa saúde auditiva no menu em baixo.

Conselhos úteis

Neste campo, saiba que existem alimentos que favorecem uma boa saúde auditiva como é o caso das frutas, alimentos ricos em ómega-3, as oleaginosas e as verduras de uma forma geral.

Ao contrário, o consumo de sal, açúcar e alimentos gordurosos em excesso acelera demasiadamente o metabolismo, prejudica as células do corpo de forma geral, incluindo as que se encontram no ouvido interno, as células ciliadas que são responsáveis por transformar as ondas sonoras em impulsos nervosos que o cérebro consegue interpretar.

De salientar também que a prática desportiva regular ajuda a termos uma melhor saúde geral, a diminuir os níveis de stress e de ansiedade, a combater algumas doenças mentais e a termos também uma melhor saúde auditiva.

6. Cuidar do canal auditivo

A audição, o primeiro dos cinco sentidos a ser formado, é produto de um complexo sistema dedicado à transformação dos estímulos acústicos em sensações auditivas.

A audição permite-nos criar empatia com o meio que nos rodeia e apreciar a riqueza sonora à nossa volta. Precisamos de ouvir e de ser ouvidos, de comunicar, pelo que o bem-estar do nosso sistema auditivo deve ser sempre preservado.

Conselhos e dicas úteis

Cuidar dos seus ouvidos e do canal auditivo deve ser uma prioridade e estes são os principais conselhos que lhe podemos dar:

  • Evite a utilização de cotonetes, os ouvidos têm o seu próprio mecanismo para remoção de cera do ouvido.
  • Limpar os ouvidos e secá-los bem após expostos a ambientes com água ou fortes níveis de humidade.
  • Evite a exposição prolongada a ambientes com muito ruído. Se tiver que os frequentar, faça pausas regulares para descansar a sua audição e utilize protetores auditivos.
  • Fique atento à sua qualidade auditiva e ao mínimo sinal de anormalidade, procure ajuda especializada.
  • A partir dos 50 anos, realize um rastreio auditivo anualmente.
  • Mantenha hábitos e um estilo de vida saudáveis.

Se nunca fez ou está na altura de voltar a fazer um rastreio auditivo completo, saiba que na Minisom poderá efetuá-lo gratuitamente. 

7. Faça exames auditivos frequentemente

A audição começa a deteriorar-se com a idade e a perda auditiva pode acelerar se for negligenciada. Sente desconforto em relação à sua audição? Sente dor de ouvidos ou zumbidos? Esta na altura de fazer um rastreio auditivo completo. 

Marcar Exame Grátis
senhora a fazer exame auditivo com auscultadores
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.