Skip to main content
800 100 210

O desafio da comunicação com máscara para pessoas com diminuição auditiva

11/09/2020

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso da máscara cirúrgica para evitar a transmissão da Covid-19 e esta é uma realidade que se irá manter durante uns bons meses, para bem de toda a humanidade.

Mas, para além desta, outras medidas da era do novo corona vírus; como o distanciamento social, o teletrabalho, as teleconferências, a telescola, a telemedicina, etc; têm vindo a dificultar a comunicação e complicado a vida de todos nós, mas principalmente daqueles que têm diminuição auditiva.

A utilização de máscara impossibilita a leitura labial e dificulta a perceção das expressões do rosto e faz com que o som saia mais baixo e abafado, tornando mais difícil a compreensão da fala, aumentando assim a dificuldade de comunicação das pessoas com perdas de audição.

Máscara e aparelho auditivo. Como conciliar?

Se utiliza aparelhos auditivos, não tem de se preocupar! Eis algumas dicas que vão tornar mais fácil o seu dia-a-dia:

  • Prefira máscaras de atilhos, pois são mais confortáveis para usar com aparelhos auditivos.
  • Também pode optar por máscaras que se prendam à volta da cabeça e não nas orelhas. São igualmente eficazes e deixam-lhe a zona das orelhas livres para os aparelhos auditivos.
  • Se tem cabelos compridos, puxe-os para trás, faça um coque e prenda os elásticos ao redor do mesmo. Desta forma a máscara fica fixa e tem menos probabilidade de encalhar nos aparelhos auditivos.
  • Para prender os elásticos da máscara, pode também coser dois botões nas extremidades de um pedaço de tecido e depois colocá-lo na parte de trás da cabeça. Assim liberta as suas orelhas e o acesso aos aparelhos auditivos.
  • Outro truque é usar uma fita na cabeça e cozer dois botões acima da linha das orelhas. Ao prender os elásticos da máscara nesses botões, mantém livres as suas orelhas e evita a deslocação dos aparelhos auditivos.

Siga estas nossas dicas para que possa ter uma melhor experiência utilizando aparelhos auditivos em conjunto com máscara no seu dia-a-dia.

Se de qualquer forma precisar de uma ajuda extra no manuseamento dos seus aparelhos auditivos em conjunto com a máscara, saiba que o seu audiologista está disponível para ajudar e encontrar uma solução mais prática para si!


Precisa de informação personalizada sobre Aparelhos Auditivos?

Os nossos audiologistas estão do seu lado e podem ajudar!

Agende já a sua consulta gratuita ou telefone para o número grátis 800 100 210.

Pilhas grátis para TODOS