Skip to main content
800 100 210

O treino da "mente auditiva"

11/05/2018

Quem tem algum tipo de diminuição auditiva conhece bem a dificuldade de acompanhar e entender uma conversa em ambientes mais ruidosos como, por exemplo, num restaurante ou mesmo na rua, mesmo que estejam a utilizar um aparelho auditivo.

De acordo com estudos recentes, treinar a mente parece poder ajudar no sentido de aproveitar as mais valias de um aparelho auditivo. Uma experiência realizada nos Estados Unidos da América revelou que, após um treino com um jogo de áudio personalizado, as pessoas idosas com deficiência auditiva que participaram neste estudo triplicaram a compreensão de palavras em situações com ruídos. Os voluntários tinham todos diminuição auditiva leve e severa, encontravam-se na faixa etária dos 70 anos e treinaram três horas e meia por semana, durante oito semanas.

Após o términus da experiência, os participantes reconheceram corretamente mais 25% das palavras que foram proferidas em ambientes com altos níveis de ruído de fundo. O treino demonstrou também que, nestas circunstâncias, a utilização de aparelhos auditivos ajuda muito no processo de conversação em situações ruidosas.

“Isso significa que os participantes estavam mais capacitados para filtrar ruídos exteriores e distinguir entre os sons desejados e as distrações provocadas por ruídos”, salientou o pesquisador Daniel Polley, das universidades nos Estados Unidos "Massachusetts Eye and Ear" e "Harvard Medical School". “Estas descobertas destacam, uma vez mais, que a compreensão da fala em situações de escuta ruidosa é uma atividade totalmente do cérebro e não é exatamente realizada pelo ouvido”, acrescentou a mesma fonte.

O estudo “Audiomotor Perceptual Training Enhances Speech Intelligibility in Background Noise” foi publicado na revista Current Biology em outubro de 2017.

Fontes: doi.org, sciencedaily.com e medicalexpress.com


Verifique periodicamente a sua audição. Saiba que os nossos audiologistas podem ajudar.

Agende a sua consulta gratuita ou ligue para o número grátis;800 100 210.

MARCAR CONSULTA AGORA

Pilhas grátis para TODOS