Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

O treino da "mente auditiva"

May, 10, 2018

Quem tem algum tipo de diminuição auditiva conhece bem a dificuldade de acompanhar e entender uma conversa em ambientes mais ruidosos como, por exemplo, num restaurante ou mesmo na rua, mesmo que estejam a utilizar um aparelho auditivo.

De acordo com estudos recentes, treinar a mente parece poder ajudar no sentido de aproveitar as mais valias de um aparelho auditivo. Uma experiência realizada nos Estados Unidos da América revelou que, após um treino com um jogo de áudio personalizado, as pessoas idosas com deficiência auditiva que participaram neste estudo triplicaram a compreensão de palavras em situações com ruídos. Os voluntários tinham todos diminuição auditiva leve e severa, encontravam-se na faixa etária dos 70 anos e treinaram três horas e meia por semana, durante oito semanas.

Treinar a mente parece poder ajudar no sentido de aproveitar as mais valias de um aparelho auditivo

De acordo com estudos recentes

Após o términos da experiência, os participantes reconheceram corretamente mais 25% das palavras que foram proferidas em ambientes com altos níveis de ruído de fundo. O treino demonstrou também que, nestas circunstâncias, a utilização de aparelhos auditivos ajuda muito no processo de conversação em situações ruidosas.

“Isso significa que os participantes estavam mais capacitados para filtrar ruídos exteriores e distinguir entre os sons desejados e as distrações provocadas por ruídos”, salientou o pesquisador Daniel Polley, das universidades nos Estados Unidos "Massachusetts Eye and Ear" e "Harvard Medical School".

Estas descobertas destacam, uma vez mais, que a compreensão da fala em situações de escuta ruidosa é uma atividade totalmente do cérebro e não é exatamente realizada pelo ouvido”, acrescentou a mesma fonte.

O estudo “Audiomotor Perceptual Training Enhances Speech Intelligibility in Background Noise” foi publicado na revista Current Biology, em outubro de 2017.

Fontes: doi.org, sciencedaily.com e medicalexpress.com

Verifique periodicamente a sua audição. Marcar consulta
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.