Embora seja importante em termos da proteção do canal auditivo, em excesso, a cera pode provocar problemas, entre os quais a sensação de ouvido entupido, zumbido no ouvido ou mesmo a diminuição auditiva.
Qualquer uma destas patologias pode causar obstrução nasal, devido à acumulação de muco. Se “empurrado” em direção ao sistema auditivo, este fluido causa com frequência a sensação de ouvido entupido ou ouvido tapado.
A otite externa (provocada pela entrada de água), a otite média aguda (inflamação do ouvido médio e tímpano) ou serosa (associada a hipoacusia) também são causadoras de ouvido entupido, sendo que nestes casos pode estar associada a dor.
Água no interior do ouvido é outra das causas mais comuns do ouvido entupido ou tapado. Para tentar resolver o problema deite-se para o lado do ouvido que contem a água. Caso o problema persista deverá consultar um médico especialista.
A mudança rápida de altitude provoca a sensação de ouvido entupido ou tapado, por causa da diferença de pressão entre o ouvido externo e médio. À medida que o ar é libertado as pressões ficam equilibradas e os sintomas tendem a desaparecer.
Trata-se de uma doença crónica do ouvido interno a que estão associados diversos sintomas, um dos quais o ouvido entupido ou tapado, resultantes da acumulação de um líquido (endolinfa) no ouvido interno.
Problemas de ordem odontológica, como é o caso do bruxismo, também podem causar o ouvido entupido. Esta doença é caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes, de forma involuntária.
O sistema auditivo tem três ossículos que auxiliam na transmissão das ondas sonoras até a cóclea, que se movimentam juntamente com o tímpano. Se houver distúrbios nesta cadeia, a sensação de ouvido entupido ou ouvido tapado também pode acontecer.