Chegámos a Vale de Cambra! Faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Acupuntura auricular ou Auriculoterapia

Descubra tudo sobre a técnica de auriculoterapia, benefícios e efeitos colaterais.
Dec, 16, 2023

Acupuntura Auricular: para que serve?

A acupuntura auricular ou auriculoterapia é uma medicina alternativa tradicional chinesa. A orelha é composta por áreas e pontos de pressão que se relacionam com outras partes do corpo.

Ao estimular certos pontos da orelha (usando agulhas de acupuntura) é possível gerar efeitos positivos ao nível da audição e de outras partes do corpo.

Auriculoterapia: pontos

Na filosofia da auriculoterapia cada área da orelha é conectada a uma parte específica do corpo e pode ser acionada através de pontos específicos de pressão. Assim, é possível vermos a orelha como uma espécie de “mapa” de contatos com o nosso corpo.

De acordo com a Auriculoterapia, colocar agulhas minúsculas em pontos de pressão específicos da orelha pode ajudar a aliviar ou até mesmo a resolver em definitivo uma variedade de situações relacionadas com a saúde.

Alguns exemplos: obesidade, ansiedade, depressão leve, perda de peso e redução do consumo de álcool e tabaco.

Como funciona a acupuntura auricular ou auriculoterapia

A acupuntura auricular ou a auriculoterapia visa estimular o sistema nervoso central. Do ponto de vista biológico, a auriculoterapia estimula o sistema nervoso central a liberar hormonas e neurotransmissores, que aliviam a dor e os sintomas.

Assim, podemos dizer que a acupuntura contribui para o alívio da dor e para a resolução de alguns tipos de problemas físicos.

Acupuntura auricular: benefícios

A acupuntura auricular é usada principalmente para tratar condições relacionadas com a dor.

No entanto, também é um tratamento alternativo para o zumbido, tinnitus ou acufenos. O tratamento com acupuntura geralmente consegue reduzir a intensidade do “sinal sonoro” percecionado (ou outro som) sendo que, por vezes, pode desaparecer completamente em alguns casos.

Os benefícios da acupuntura auricular também são notórios ao nível de doenças do nariz, ouvidos e garganta. Exemplos incluem as alergias sazonais, a sinusite, os distúrbios do olfato e do paladar e a rouquidão.

As alergias sazonais e a sinusite podem afetar a audição. Por essa razão, a acupuntura também pode neutralizar indiretamente os problemas auditivos existentes.

Está a considerar o tratamento com acupuntura?

Antes de iniciar um tratamento de acupuntura é importante discutir e avaliar a situação com o seu médico. Decidindo avançar, a acupuntura também pode ser usada como um complemento à medicação.

Não decida pela primeira referência que lhe surja e dedique tempo a pesquisar um profissional qualificado, com experiência e que esteja no ramo há mais tempo.

Os custos da auriculoterapia diferem de profissional para profissional e, em alguns casos, os seguros de saúde com coberturas adicional comparticipam parcialmente o valor da acupuntura auricular.

Quer descobrir tudo sobre a sua audição? Saber mais
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.