Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Como comer bem para ter uma boa audição?

Uma alimentação saudável e completa é a base para a boa saúde do corpo e da audição.
Nov, 29, 2023

A nutrição adequada afeta a saúde geral do corpo

A audição é um dos nossos sentidos mais importantes e, portanto, devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para a manter saudável o maior tempo possível.

Entre outras, seguir uma dieta alimentar adequada é uma das principais ações a tomar. Neste artigo, revelamos informações sobre os hábitos alimentares a adotar em benefício do sistema auditivo.

Alimentos bons para audição

Os alimentos que ingerimos têm uma grande importância na nossa saúde em geral, incluindo na saúde auditiva. Hábitos alimentares e alimentos mais saudáveis ajudam as pessoas a envelhecer com melhor qualidade de vida e de audição. Estes são os nutientes e alimentos que ajudam a preservar a qualidade auditiva:

Vitamina C: A vitamina C contribui para a saúde dos nervos auditivos e promove o fluxo do fluido no ouvido. Frutas cítricas, pimentos, brócolos e cenoura são boas fontes de vitamina C.

Vitamina E: A vitamina E possui propriedades antioxidantes que ajudam a regenerar as células, incluindo os nervos auditivos. Amêndoas, nozes, abacate e espinafre são boas fontes deste nutriente.

Ómega-3: Os ácidos gordos com ómega-3 ajudam a reduzir inflamações nos ouvidos, que podem danificar os nervos auditivos. Peixes como o salmão, atum e a sardinha, assim como a linhaça e as sementes de chia, são boas fontes deste nutriente.

Magnésio: O magnésio desempenha um papel importante na função do nervo auditivo e pode ajudar a reduzir o risco de perda auditiva. Amêndoas, nozes, espinafre e feijão são boas fontes de magnésio.

Ácido fólico: O ácido fólico contribui para a regeneração das células, incluindo os nervos auditivos. Espinafre, brócolos, grão-de-bico e tomate são boas fontes deste nutriente.

É importante seguir uma dieta balanceada que inclua os alimentos bons para audição, assim como outros que sejam ricos em vitaminas B, potássio e zinco. Em caso de dúvidas ou se quiser adotar uma dieta mais saudável, deve marcar uma consulta num médico ou técnico especialista na área da nutrição.

Sabe que outros cuidados alimentares podem influenciar a saúde auditiva? Saber mais

Adotar um estilo de vida saudável para manter uma audição saudável

Uma dieta equilibrada é a melhor forma de obter os nutrientes que o corpo e o sistema auditivo precisam para funcionarem de forma eficaz. Mas, manter um estilo de vida saudável; evitar o consumo de bebidas alcoólicas, de tabaco e de qualquer tipo de drogas; é igualmente importante. Eis algumas das vantagens para o sistema auditivo:

  • Redução do risco de perda auditiva

Um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta saudável e exercício físico regular, pode ajudar a manter os nervos auditivos e a audição saudáveis, reduzindo assim o risco de perda auditiva. Opte por ingerir regularmente os alimentos bons para audição acima referidos.

  • Redução do risco de perda auditiva induzida por ruído

Evite estar em locais com níveis de ruído superiores ao normal. Sempre que estiver em situações onde o nível de ruído ou som seja demasiado elevado, e especialmente se for por longos períodos, utilize protetores auriculares para proteger os nervos auditivos contra possíveis danos. Neste capítulo, lembre-se também de manter o som num nível confortável sempre que utilize auriculares ou auscultadores.

Em caso de dúvidas relativamente à sua qualidade auditiva ou se suspeita de uma perda de audição, a Minisom oferece-lhe a oportunidade de realizar um teste auditivo completo em todos os seus centros auditivos em Portugal.

A nossa avaliação auditiva é composta por uma série de testes que avaliam a sua capacidade de captar a fala e os sons em diversos tipos de ambientes.

O audiologista irá avaliar a sua audição e explicar-lhe os resultados obtidos. Aproveite a ocasião para esclarecer dúvidas outros alimentos saudáveis para a audição ou obter mais conselhos sobre saúde auditiva ou aparelhos auditivos.

Descubra como está a sua audição Marcar Consulta Gratuita
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.