Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Equívocos sobre a perda auditiva

Existem muitos conceitos errados sobre a perda auditiva que não têm qualquer base científica.
Jan, 15, 2024

Mitos ou fundamentos científicos?

Os problemas auditivos são frequentemente estigmatizados e a maioria das pessoas veem este tema como um verdadeiro tabu. Para além disso, existem muitos conceitos errados sobre as características e as capacidades das pessoas com perda de audição.

Fique a conhecer alguns dos mitos relacionados com as pessoas que têm perda auditiva.

A perda auditiva e a sociedade

De forma generalizada, as pessoas acham que a perda de audição é um sintoma de velhice e, frequentemente, associam a dificuldade auditiva aos mais idosos, uma classe que, tantas vezes, acaba por ser mais esquecida pela sociedade.

A sociedade também interpreta mal as pessoas com deficiência auditiva e pensa que estas estão dependentes de terceiros do dia a dia. Na verdade, muitas têm um alto nível de capacidade e vidas totalmente independentes.

Por falta de empatia e de informação, a sociedade não compreende as necessidades e dificuldades das pessoas com deficiência auditiva e isso tem contribuído ao longo do tempo para a formação de alguns conceitos e preconceitos.

Não sabe qual o centro auditivo mais perto de si? Descubra já Consultar Centros Auditivos

Adotar um estilo de vida saudável para manter uma audição saudável

Aumentar a consciência da sociedade e a comunicação acerca da perda auditiva pode ajudar a reduzir o impacto dos equívocos que surgem em redor deste assunto. Eis alguns dos principais mitos sobre o tema que convém esclarecer:

Todas as pessoas com diminuição auditiva entendem a língua gestual

A perda auditiva não requer nenhum meio de comunicação extra. Neste sentido, muitas pessoas com perda auditiva usam apenas a linguagem verbal e nem todas entendem a língua gestual.

Devemos conversar em voz alta com uma pessoa com deficiência auditiva

Esta ideia é errada. Falar alto muitas vezes só piora a situação. Quando alguém tem algum tipo de deficiência auditiva, os sons percebidos podem ficar distorcidos, dificultando a compreensão da fala.

Deverá falar pausadamente articulando ao máximo as palavras. Se a pessoa com perda auditiva utilizar aparelhos auditivos deve falar normalmente, pois um volume de voz excessivo será incomodativo.

As pessoas com perda auditiva são diferentes

A afirmação de que as pessoas com deficiência auditiva são diferentes das outras e têm piores oportunidades na vida não está totalmente correta. As pessoas com perda auditiva são capazes de enfrentar com sucesso os desafios da vida, apenas têm alguma dificuldade extra devido à sua perda de audição.

Pessoas com perda auditiva podem até ter habilidades mais desenvolvidas, como a visão e a memória.

ara além disso, podem reabilitar a sua audição através da utilização de aparelhos auditivos, que lhes permitam comunicar e desenvolver com sucesso as diversas tarefas quotidianas.

A maioria das pessoas com deficiência auditiva são idosas

A perda auditiva não está apenas relacionada com a idade. A perda auditiva pode ser causada por predisposição genética, influências ambientais, doenças ou lesões.

É verdade que a perda auditiva é mais comum em idade mais avançada mas, cada vez mais, os jovens têm perda de audição, principalmente, devido à exposição excessiva ao ruído e à utilização de auriculares e auscultadores com volumes elevados, durante largos períodos de tempo.

As pessoas com deficiência auditiva não estão abertas e disponíveis

A ideia de que pessoas com deficiência auditiva só fazem amizade com outras pessoas com o mesmo problema é infundada e errada.

Pessoas com deficiência auditiva são igualmente capazes e estão normalmente dispostas a contatarem com outras pessoas, incluindo aquelas que não têm qualquer grau de diminuição auditiva.

dois clientes, homem e mulher, a cumprimentar a audiologista

Oferecemos um exame auditivo gratuito

Em caso de dúvidas relativamente à sua qualidade auditiva ou se suspeita de uma perda de audição, a Minisom oferece-lhe a oportunidade de realizar um exame auditivo completo em todos os seus centros auditivos em Portugal. Marque já a sua consulta.

Consultar Centros Auditivos
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.