Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Obesidade pode afetar a sua audição

Obesidade e excesso de peso estão cada vez mais associados à perda auditiva.
Jan, 05, 2022

A obesidade causa perda de audição?

Embora muitas das causas da perda auditiva pareçam óbvias, como são, por exemplo, o envelhecimento e a exposição prolongada a sons altos, existem outros fatores que não são tão evidentes. Saiba que a obesidade, tal como outros problemas e doenças ligadas ao excesso de peso, pode trazer sérias consequências para a saúde auditiva

Relação entre obesidade e perda audita

O nosso sistema auditivo requer um fluxo regular de sangue e oxigénio para funcionar adequadamente. Logo, problemas vasculares resultantes da obesidade poderão afetar diretamente a sua capacidade de ouvir. 

Nas pessoas obesas, o coração é forçado a bombear o sangue com mais força para chegar a todas as partes do corpo, deixando assim as minúsculas células ciliadas do ouvido interno mais vulneráveis a acidentes. 

Essa condição, medicamente designada por vasoconstrição, pode prejudicar o ouvido interno e, à medida que o tempo passa, limitar a capacidade da pessoa ouvir normalmente. As minúsculas células ciliadas do ouvido interno, uma vez danificadas ou mortas, não podem ser tratadas nem voltam a nascer pelo que a capacidade de ouvir fica imediatamente comprometida.

Manter o IMC e praticar desporto ajuda

De acordo com o estudo “Body Mass Index, Waist Circumference, Physical Activity, and Risk of Hearing Loss in Women”, de 2013 do American Journal of Medicine, que mediu 68.000 mulheres ao longo de vinte anos, as mulheres que mantiveram um índice de massa corporal (IMC) mais baixo e realizaram atividade física foram 17% menos propensas a desenvolver uma perda auditiva ao longo do tempo. 

Por outro lado, aquelas que apresentaram sinais de obesidade e não exerceram nenhum tipo de atividade física regularmente, foram até 27% mais propensas a apresentar perda auditiva, em função do seu grau de obesidade.

Saiba, contudo, que as questões cardíacas e cardiovasculares são apenas uma das causas da perda auditiva relacionada com a obesidade. Doenças como a diabetes, que também são propensas a desenvolverem-se como resultado do excesso de peso, também podem estar na origem da perda de audição

O melhor é mesmo manter uma alimentação e vida saudável e praticar desporto regularmente.

Prevenir perda auditiva

Para evitar uma situação de perda auditiva por consequência da obesidade, é de evitar ou tratar à priori a obesidade. O tratamento deve ser efetuado com a prática regular de exercícios físicos e com uma dieta de emagrecimento, sempre prescrita e orientada por um médico ou um nutricionista. 

Este tratamento e acompanhamento deve ser especialmente realizado junto das crianças com excesso de peso, por forma a evitar os casos de obesidade infantil, que estão em franco crescimento no mundo inteiro.

Em casos de obesidade mórbida poderão ser prescritos medicamentos e apresentadas outras opções clínicas ou cirúrgicas, como é o caso da cirurgia Bariátrica, do Bypass ou do Sleeve Gástrico.

Causas da obesidade

A mais frequente causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva e a falta de exercício físico. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, existe o acúmulo de gordura que, se continuado, provoca obesidade. 

Mas vejamos as causas da obesidade mais frequentes em detalhe. 

Alimentação

A contínua ingestão excessiva de calorias, face às reais necessidades do organismo é a causa mais frequente de desequilíbrio energético do organismo. A manter-se de forma continuada leva ao aumento de peso e à consequente obesidade. A ingestão de açúcares e de bebidas alcoólicas,  são também frequentemente causadoras de uma condição de obesidade.  

Atividade física

Um nível de atividade física reduzido (sedentarismo) pode levar a que o dispêndio de energia diário seja inferior à energia ingerida, uma vez mais resultando num balanço energético desequilibrado. A manter-se por um longo período, resultará certamente em aumento de peso e obesidade.

Genética

Estudos epidemiológicos, genéticos e moleculares demonstram que algumas pessoas são mais suscetíveis do que outras a aumentarem de peso ou desenvolverem obesidade.

Outros fatores causadores de obesidade

  • Sexo, Etnia e Idade.
  • Acesso limitado a cuidados de saúde.
  • Toma de medicamentos (antidepressivos, corticosteroides, insulina, ciproeptadina e fenotiazinas, por exemplo).
  • Algumas doenças genéticas e endócrinas e distúrbios emocionais.
  • Alterações das circunstâncias sociais e ambientais do indivíduo (casamento, divórcio, morte de familiar, nascimento de um filho, mudança de emprego, etc).

Dia Mundial da Obesidade

Anteriormente assinalado a 11 de outubro, o Dia Mundial da Obesidade comemora-se agora anualmente a 4 de março. Este é um dia especialmente importante para a luta contra aquela que também já é considerada uma epidemia global.

A obesidade tem sido um desafio crescente nas últimas décadas. Ela afeta pessoas de todas as idades, géneros e etnias, mas ainda é mal e pouco compreendida por muitos. Só aprendendo mais sobre as causas da obesidade e aumentando a consciencialização sobre a doença, podemos todos deter o aumento desta epidemia. 

Enquanto isso, siga uma das regras básicas e essenciais: mantenha o gasto calórico do seu corpo igual ou, idealmente, superior à quantidade de calorias ingeridas.

Marque uma consulta

A audição é um sentido precioso, que deve cuidar sempre muito bem. Se desconfia que tem perda auditiva por causa de obesidade, saiba que os audiologistas da Minisom possuem equipamentos de última geração capazes de avaliar com precisão o estado da sua saúde auditiva.

Os exames e o diagnóstico final são gratuitos.

Quero uma consulta grátis
audiologista num centro auditivo minisom
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.