Chegámos ao Cacém! Visite-nos e faça o seu Rastreio Auditivo Gratuito. Agendar Rastreio Auditivo

Gotas para os ouvidos: utilização e efeitos colaterais

Aprenda sobre as diferentes formas de usar gotas para os ouvidos e os seus efeitos colaterais.
Nov, 10, 2023

Quando deve usar gotas para os ouvidos?

As gotas para os ouvidos são usadas, tendencialmente, para tratar ou aliviar a dor de ouvido. No entanto, há outras condições que podem requerer a utilização de gotas.

Neste artigo, vamos abordar as diferentes formas de usar gotas para os ouvidos e os riscos que podem resultar do uso indevido.

Como usar gotas para os ouvidos corretamente?

As gotas para a dor de ouvido são produtos usados para tratar inflamações e infeções, mas também existem gotas para os ouvidos com outras finalidades, como por exemplo para a remoção de rolhões de cera nos ouvidos.

Saiba como usá-las:

  • Esfregue o frasco contendo as gotas entre as palmas das mãos para o aquecer um pouco. Ao efetuar este procedimento vai evitar o desconforto causado pela sensação de frio ou de calor dentro do canal auditivo;
  • Para verificar a temperatura, coloque uma gota na mão;
  • Peça à pessoa que irá receber as gotas que se posicione de modo a que a orelha fique voltada para cima;
  • Se necessário, limpe e esfregue suavemente a parte externa visível da orelha;
  • Coloque o frasco acima do canal auditivo para que as gotas caiam diretamente no local certo;
  • Aperte o conta-gotas com cuidado por forma a liberar o número desejado de gotas;
  • Peça à pessoa para se deitar por um minuto ou dois para permitir que o medicamento seja absorvido;
  • Massaje suavemente a pele na frente do ouvido para ajudar a absorver o medicamento.

Gotas para cera nos ouvidos

Quando a causa é cera é aconselhável aplicar algumas gotas diretamente no canal auditivo. Estas serão particularmente úteis para dissolver as partículas mais compactas de cera.

 

Gotas para dor de ouvido

Se tiver dor de ouvido, aplicar gotas apropriadas pode ser uma boa forma de proporcionar algum alívio. De qualquer forma, se sentir dor, deverá sempre procurar a opinião de um técnico ou médico.

O otorrinolaringologista é o médico que deve consultar, principalmente se for uma dor muito intensa ou se esta persistir.

 

Gotas para infeções de ouvido

Para infeções de ouvido, as gotas anti-inflamatórias são as mais indicadas e podem ser administradas várias vezes ao dia, durante o máximo de uma semana.

De qualquer forma, deverá sempre procurar a opinião de um técnico ou médico. O otorrinolaringologista é o médico que deve consultar, principalmente se perceber que a infeção e grande e se sentir dores mais intensas e persistentes.

Não deixe que a sua audição lhe retire mais momentos Marcar Consulta Gratuita

Efeitos colaterais de gotas para os ouvidos


As gotas para os ouvidos, às vezes, podem ter efeitos colaterais causados pela hipersensibilidade à substância administrada. Os efeitos colaterais mais comuns são:
  • Alergias;
  • Tontura;
  • Vermelhidão;

Se um ou mais desses efeitos surgirem após a aplicação de gostas nos ouvidos é aconselhável consultar um médico imediatamente.

Efeitos colaterais devido a dosagem incorreta

Por vezes podem surgir efeitos colaterais após uma dosagem incorreta do medicamento. Com efeito, pode acontecer que as gotas sejam aplicadas em grande quantidade no ouvido, causando por vezes tonturas, vermelhidão ou comichão.

Efeitos colaterais relacionados com gotas inapropriadas

Em algumas situações, os efeitos colaterais podem ser causados pelo uso de gotas para os ouvidos inapropriadas ou até mesmo mais naturais. Por exemplo, usar azeite nos ouvidos pode ser prejudicial e agravar o problema em vez de o resolver.

Também pode acontecer que alguns tipos de gotas para os ouvidos fiquem presas no canal auditivo ou no tímpano, podendo causar surdez temporária, dor de ouvido e facilitar o aparecimento de outras infeções.

Gotas para os ouvidos e aparelhos auditivos

Se utiliza aparelhos auditivos e necessita de aplicar gotas nos ouvidos deve removê-los previamente. É também muito importante que tenha um cuidado redobrado, pois os efeitos colaterais indesejáveis podem ser mais comuns.

Porquê? Porque as gotas podem permanecer no canal auditivo, provocando mais humidade e, portanto, promover o crescimento e a proliferação de bactérias no ouvido.

Portanto, uma vez aplicadas as gotas nos ouvidos é importante garantir que o líquido tenha sido absorvido e que o ouvido esteja seco antes de recolocar o aparelho auditivo.

Quando consultar um médico?

Consulte sempre um médico ou um técnico para verificar o melhor procedimento, para obter um diagnóstico mais completo e encontrar o tratamento mais adequado para o seu problema.

Descubra como está a sua audição Marcar Consulta Gratuita
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.