Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Chico Chicaia

Estamos sempre disponíveis e continuaremos a acompanhá-lo com todo o gosto.
Mar, 17, 2022

Chico Chicaia - cliente desde 2020

Chama-se Armindo Lopes dos Ramos mas é mais conhecido por Chico Chicaia e, nos últimos anos, teve uma mudança radical na sua vida. Natural de São Tomé e Príncipe, veio para Portugal para tentar a sua sorte, mas acabou por se tornar uma pessoa em situação de sem-abrigo nas ruas de Lisboa.

Mas hoje, felizmente, tudo é bem diferente. Em outubro de 2018, o Chico Chicaia foi surpreendido pela apresentadora de televisão Fátima Lopes que o incentivou a sair da rua, onde “morava” há mais de 7 anos, e a iniciar um processo de reconstrução interior que lhe permitiria dar um novo sentido à sua vida. 

Contando também com a ajuda fundamental da Comunidade Vida e Paz, o Chico é hoje uma outra pessoa. É mais feliz, vive numa residência comunitária e vai tendo trabalho, da jardinagem à agricultura, passando pelas tarefas domésticas e as limpezas.

Mas, até há pouco tempo, havia algo que o deixava triste e o impedia de conseguir alcançar outros objetivos pessoais e profissionais. Foi-lhe diagnosticado um problema auditivo e para o corrigir necessitava de um acompanhamento especializado e de aparelhos auditivos.

Por ouvir mal, o Chico tinha maior dificuldade em comunicar com os seus amigos, colegas e os técnicos...

Reabilitação auditiva bem-sucedida

Sensibilizados pela sua história e pelos resultados alcançado até então, a Minisom decidiu iniciar o processo de reabilitação auditiva do Chico Chicaia, com o firme objetivo de lhe devolver toda a emoção que o som poderia voltar a acrescentar à sua vida.

Por ouvir mal, o Chico tinha maior dificuldade em comunicar com os seus amigos, colegas e os técnicos das instituições por onde passou. Além disso, não conseguia perceber bem a sua madrinha Fátima, isolava-se e tinha tendência a não participar em situações sociais. 

Na rua, a atravessar a estrada ou em transportes públicos, a sua atenção tinha de ser redobrada para evitar acidentes. Com hipoacusia sensorioneural bilateral, recebeu uma solução auditiva recarregável, à qual se adaptou muito bem, que lhe trouxe bons resultados.

Os aparelhos auditivos recarregáveis têm um som de alta qualidade, são confortáveis, fáceis de utilizar e libertaram o Chico Chicaia da preocupação de andar com pilhas de reserva, pelo que consegue assim ter uma vida ativa com um simples carregamento diário.

Acompanhamento na fase de adaptação

Como já não ouvia bem há muito tempo, o cérebro do Chico Chicaia precisou de um período para se habituar a ouvir tudo novamente. Esta é a principal razão pela qual uma reabilitação auditiva requer sempre um período de adaptação e um acompanhamento próximo. Para além de verificar a evolução da capacidade auditiva e esclarecer dúvidas, o audiologista poderá ter a necessidade de reconfigurar os aparelhos auditivos, à medida que a audição vai recuperando. 

Quanto ao nosso cliente Chico Chicaia, muitos parabéns pelos resultados que conseguiu alcançar. Ficámos felizes. Estamos sempre disponíveis e continuaremos a acompanhá-lo com todo o gosto.

Ficamos a torcer por si e fazemos votos para que um dia consiga concretizar o sonho de se reencontrar com os seus filhos em São Tomé e Príncipe.

Desejamos-lhe a maior felicidade e sorte do mundo! 

 

Os benefícios de uma reabilitação auditiva

Os aparelhos auditivos ajudam a melhorar a capacidade auditiva e a recuperar a qualidade de vida dos seus utilizadores e de quem com eles convive. Ao usar uma solução auditiva no dia-a-dia pode voltar a ouvir os sons, a entender a fala das pessoas e a seguir com os seus sonhos e paixões. Benefícios principais que poderá obter:

  • Ouvir e Perceber todas as conversas
  • Melhorar o relacionamento com familiares e amigos
  • Melhorar o humor e estimular a interação social
  • Maior capacidade de concentração
  • Aumento da confiança e de segurança
  • Melhor bem-estar físico e mental em geral

Audiologista e cliente num centro auditivo a demonstrar aparelhos auditivos
Senhora numa cabine com auscultadores realiza testes auditivos

Cuide da sua audição

A audição é um sentido precioso, que deve cuidar sempre muito bem. Se quiser saber se está a ouvir o normal ou se desconfia que tem algum tipo de perda auditiva, saiba que os audiologistas da Minisom possuem equipamentos de última geração capazes de avaliar com precisão o estado da sua saúde auditiva.

Os exames e o diagnóstico final são Grátis.

Marcar Exame Grátis
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.